Bituca no Cine Ferroviário de Pires do Rio

O Museu Ferroviário de Pires do Rio, unidade da Secretaria da Cultura (Secult Goiás), exibe, neste fim de semana (14 e 15/11), dois filmes brasileiros no Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

A programação traz o documentário Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes, que revisita a trajetória de um dos maiores nomes da música popular brasileira, revelando memórias, parcerias e bastidores da carreira do artista. O longa celebra a poesia e a sensibilidade de Bituca, símbolo de resistência e autenticidade na cultura nacional.

Já a animação Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, dirigida por João Amorim, leva o público a uma jornada educativa e divertida pelos ecossistemas do país. A produção combina aventura, consciência ambiental e representatividade, despertando o olhar das novas gerações para a importância da preservação da natureza.

A criação do Cine Ferroviário integra o processo de revitalização do museu, que transformou o antigo auditório em uma moderna sala de cinema. O espaço foi projetado para democratizar o acesso à produção audiovisual goiana, nacional e internacional, fortalecendo o vínculo entre patrimônio histórico, arte e cultura.

Com sessões quinzenais, mostras temáticas, oficinas e debates, o Cine Ferroviário se consolida como uma nova referência cultural para o interior de Goiás, promovendo experiências cinematográficas que dialogam com a memória e a identidade da região.

Sinopses

Bituca no Cine Ferroviário de Pires do Rio
Milton Bituca Nascimento (2025, Brasil, 10 anos, 110 min, dir. Flávia Moraes)

O documentário acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores nomes da música brasileira. A produção revela a beleza e a profundidade de sua obra, além da simplicidade e sensibilidade que marcam sua trajetória e a alma do povo brasileiro.

Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil (2025, Brasil, Livre, 94 min, dir. João Amorim)
Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil (2025, Brasil, Livre, 94 min, dir. João Amorim)

Nesta aventura educativa, os irmãos Thiago e Ísis, acompanhados do pai cineasta João, viajam pelos biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. A cada parada, eles ajudam um animal em perigo e descobrem a importância da preservação e da diversidade natural do país.

Programação de 14 e 15/11

Sexta-feira (14/11)
19h – Milton Bituca Nascimento (10 anos)

Sábado (15/11)
16h – Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil (Livre)
18h – Milton Bituca Nascimento (10 anos)

O post Cine Ferroviário de Pires do Rio exibe produções brasileiras apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora