A Universidade Estadual de Goiás (UEG) mais uma vez integra a lista de instituições reconhecidas com o Prêmio de Popularização da Ciência promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC GO). O prêmio reconhece ações e pesquisas dedicadas a aproximar o conhecimento científico da sociedade, especialmente da educação básica. 

Este ano, cinco projetos de pesquisadores da UEG foram reconhecidos em diferentes categorias no XI Prêmio SBPC GO, incluindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Extensão

A entrega das premiações será na próxima sexta-feira14 de novembro, durante o XVIII Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cerrado, no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

UEG ocupa 3º lugar no ranking Universitário Folha

Projetos selecionados

O projeto Ciência na Escola: ensino por investigação sobre crise hídrica conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas. A iniciativa utilizou a abordagem de Ensino por Investigação para promover a alfabetização científica e o pensamento crítico sobre a crise hídrica. As atividades incluíram:

  • Investigação orientada;
  • Cálculo da pegada hídrica;
  • Construção de terrários;
  • Experimentação prática;
  • Socialização dos resultados.
Aluno do projeto selecionado para premiação nesta sexta-feira (14/11) (Foto: UEG)

O estudo integra os resultados do projeto apoiado pelo Programa Ciência na Escola – Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019, que concedeu bolsa de pesquisa ao mestrando Marcos Vinícius Carlos Moreira, autor do projeto.

Autor do trabalho, Marcos Vinicius Moreira; com profa. Mirley Luciene dos Santos, e a orientadora da UEG, profa. Juliana Simião (Foto: Acervo Pessoal)

Outras premiações da UEG no XI Prêmio SBPC|GO

Além do primeiro lugar conquistado pelo projeto Ciência na Escola, a UEG teve outras quatro produções científicas e de extensão reconhecidas no XI Prêmio SBPC GO de Popularização da Ciência 2025.

Ciências Biológicas

  • 2º lugar – “Hedoro(u), o cogumelo dos Karajá – percepção e etnoconhecimento desses povos originários sobre fungos”
    Autores: Mazulkieliche Jerônimo dos Reis e Lucas Leonardo da Silva, ambos do Laboratório de Micologia Básica Aplicada e Divulgação Científica (FungiLab).
    Orientação: profa. Dra. Solange Xavier dos Santos.
    Unidade: Câmpus Central da UEG – Anápolis (FungiLab).

Ciências da Saúde

  • 2º lugar – “Detectando superbactérias em minutos: teste rápido e simples baseado em LAMP para detecção de bactérias resistentes a antibióticos”
    Participação da profa. Dra. Elisa Flávia Luiz Cardoso Bailão (UEG – Câmpus Anápolis), em parceria com a UFG, sob orientação da profa. Dra. Gabriela Rodrigues Mendes Duarte.
     
  • 4º lugar – “Dos subprodutos dos frutos de Campomanesia adamantium – gabiroba do Cerrado ao produto tecnológico”
    Autoras: Anielly Monteiro de Melo, Jamira Dias Rocha, Elisa Flávia Luiz Cardoso Bailão e Josana de Castro Peixoto, sob orientação da profa. Dra. Joelma Abadia Marciano de Paula.
    Local de desenvolvimento: Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação de Produtos da Biodiversidade, Câmpus Central Henrique Santillo – Anápolis (UEG)

Extensão

  • 3º lugar – “Florear: ciência no Cerrado popularizando a flora cerratense”
    Autor: Charles Lima Ribeiro, do Laboratório de Pesquisa e Inovação Saberes Ambientais e Tradicionais do Cerrado (LabSacer) e do Núcleo de Pesquisa em Saberes Tradicionais e Ambientais do Cerrado (NuSacer).
    Orientação: prof. Dr. Francisco Júnior Simões Calaça, do Laboratório de Pesquisas em Ensino de Ciências (LabPec).

 Confira a programação XVIII Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cerrado abaixo:

Divulgação UEG

Saiba mais

UEG marca presença na COP 30

UEG organiza mostra de cinema alusiva ao Dia da Consciência Negra

Professora da UEG assina trilha sonora de evento de moda na Europa

O post UEG concorre a Prêmio de Popularização da Ciência apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora