
A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) realizou um treinamento de procedimentos para a aplicação da avaliação do Saego ALFA, na última semana. Participaram da capacitação 46 coordenadores de aplicação das provas.
A formação foi conduzida pela equipe técnica de professores e pesquisadores do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especializada em avaliação educacional em larga escala, políticas públicas, formação de gestores e desenvolvimento de tecnologias para a gestão escolar.
Saego ALFA
Saego ALFA é o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás realizado para diagnosticar o aprendizado de estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.
Para os estudantes do 2º ano, a prova de Português será aplicada no dia 25/11, e a de Matemática, no dia seguinte, 26/11; já para os alunos do 5° ano, as provas de Português e Matemática serão aplicadas juntas.
O objetivo da avaliação é verificar o nível de conhecimento dos alunos, para que o estado possa planejar intervenções pedagógicas e fortalecer o aprendizado, especialmente em relação à Alfabetização.
Além disso, através dos resultados da avaliação e outros indicadores (proficiência e quantidade de matrículas) ocorre a distribuição do ICMS Educacional, que é um mecanismo de compartilhamento de uma parte dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Esse procedimento ocorre na tentativa de induzir a melhoria da qualidade da Educação Básica de forma justa entre os municípios.
Saiba mais
Implementado programa internacional na rede estadual de ensino
Educação oferece formação especial para professores de Educação Física
O post Educação treina aplicadores do Saego Alfa apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora






