SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um novo estudo propõe que Leonardo da Vinci utilizou um triângulo equilátero como base para as proporções do “Homem Vitruviano”, um dos desenhos mais famosos da história da arte. A pesquisa, publicada na revista Journal of Mathematics and the Arts em junho, foi conduzida pelo dentista e pesquisador britânico Rory Mac Sweeney.

O estudo aponta que o artista renascentista teria antecipado conceitos que seriam formalizados somente séculos depois. De acordo com Mac Sweeney, a figura humana dentro de um círculo e um quadrado teria sido construída a partir de um triângulo equilátero oculto entre as pernas do modelo.

A forma, afirma o pesquisador, explica a razão geométrica entre o lado do quadrado e o raio do círculo —estimada entre 1,64 e 1,65—, valor próximo da chamada razão tetraédrica (1,633), usada em matemática e física para descrever arranjos espaciais de máxima eficiência.

A hipótese se baseia em uma anotação do próprio Leonardo da Vinci, em que o artista descreve que “ao abrir as pernas e levantar os braços o suficiente para que os dedos toquem o topo da cabeça, o espaço entre as pernas forma um triângulo equilátero”. Para o dentista, essa observação é a chave para entender o método usado pelo artista para encaixar a figura humana simultaneamente nas duas formas geométricas.

Mac Sweeney relaciona o triângulo identificado na obra ao chamado triângulo de Bonwill, um conceito criado na odontologia no século 19 para definir a posição ideal da mandíbula humana, também baseado em uma proporção de 1,633. A coincidência, afirma, indica que Leonardo da Vinci teria intuído, já no século 15, princípios de equilíbrio e proporção que só seriam descritos formalmente pela ciência moderna.

Essa nova leitura desafia a interpretação tradicional de que o “Homem Vitruviano” estaria baseado na razão áurea. Segundo o estudo, as medidas da obra se aproximam mais da constante geométrica associada à estrutura de sólidos tetraédricos, sugerindo que Da Vinci teria explorado relações matemáticas que ligam o corpo humano a padrões encontrados na natureza.

O “Homem Vitruviano”, produzido por volta de 1490, foi inspirado nos escritos do arquiteto romano Vitrúvio, que descrevia as proporções ideais do corpo humano.

“Essa descoberta posiciona Leonardo como investigador anatômico e filósofo geométrico, alguém que identificou relações proporcionais humanas ótimas quatro séculos antes de a ciência moderna validar suas percepções, revelando um pensamento matemático sofisticado por trás da realização artística renascentista”, diz um trecho do estudo.