SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A derrota para o Palmeiras por 2 a 0, na última quinta-feira (6), no Allianz Parque, deixou o Santos na zona de rebaixamento no fechamento da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante do tropeço, a missão para fugir do Z4 tornou-se um pouco mais complicada.
O PRESENTE E O FUTURO
A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda acumula 31 jogos no Brasileiro, ou seja, restam sete até o fim da competição. São 21 pontos em disputa para escapar da degola.
O Peixe está com 33 pontos, um a menos que o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Apesar da desvantagem, os paulistas têm uma partida a mais para fazer em relação ao concorrente.
O problema é que esse jogo atrasado do Santos é justamente contra o Palmeiras, líder da liga nacional. O alento, neste caso, passa pelo local do embate, que será na Vila Belmiro.
Para piorar, a sequência santista até o fim do campeonato envolve pedreiras. Além do Verdão, o Peixe enfrentará os outros três presentes no G4: Flamengo, Cruzeiro e Mirassol.
O Santos ainda mede forças com Internacional e Juventude, no Rio Grande do Sul, e o virtualmente rebaixado Sport, na Vila.
HORA DE PEGAR A CALCULADORA
Nas últimas cinco edições do Brasileirão, nenhum clube foi rebaixado com mais de 43 pontos. O Grêmio, além do próprio Santos, caíram com a pontuação citada em 2021 e 2023, respectivamente.
Dessa forma, é possível afirmar que o “número mágico” para fugir do Z4 é 44. Restam 11 pontos dos 21 possíveis para que o Santos atinja a pontuação.
A força da Vila Belmiro pode ser fundamental nessa reta final. Se o Peixe vencer todos os jogos que restam em seus domínios, precisará apenas de uma vitória ou dois empates nas cinco partidas longe da Baixada Santista.
Se tropeçar em seus domínios e o Santos é um dos piores mandantes do torneio, será necessário pontuar fora. No momento, a equipe de Vojvoda é a 11ª melhor visitante, com 14 pontos ganhos em 16 partidas.
O primeiro compromisso na saga contra o rebaixamento é no domingo (9), contra o Flamengo, vice-líder da competição. A bola rola às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
VEJA OS JOGOS DO SANTOS ATÉ O FIM DO BRASILEIRÃO
Flamengo x Santos – domingo (9 de novembro), às 18h30, no Maracanã
Santos x Palmeiras – sábado (15 de novembro), às 21h, na Vila Belmiro
Santos x Mirassol – quarta-feira (19 de novembro), às 21h30, na Vila Belmiro
Internacional x Santos – segunda-feira (24 de novembro), às 21h, no Beira-Rio
Santos x Sport – domingo (30 de novembro), às 16h, na Vila Belmiro
Juventude x Santos* – quarta-feira (4 de dezembro, no Alfredo Jaconi
Santos x Cruzeiro* – domingo (7 de dezembro), na Vila Belmiro
*Sem horários definidos pela CBF




