SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um desenho geométrico misterioso surgiu em uma plantação de trigo em Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina. O fenômeno registrado na manhã de segunda-feira (3), não é novidade alguma na cidade, conhecida como “capital dos agroglifos” nome dado a esses desenhos.
As figuras misteriosas aparecem com constância na cidade situada a 538 km de Florianópolis. O último avistamento foi em 2022, antes os moradores foram surpreendidos em 2008, 2009, 2010 e 2011.
Segundo a prefeitura, a aparição movimentou novamente a rotina local, atraindo turistas, ufólogos, curiosos. Desde 2008, as formações feitas a partir do achatamento dos cereais aparecem com frequência, sempre envoltas em mistério.
Os desenhos, que variam em tamanho e complexidade, já fazem parte da identidade da cidade. “Verdadeiro ou não, o fato é que os agroglifos se tornaram uma tradição em Ipuaçu”, declarou a prefeitura do município no Instagram, que estuda maneiras de usar o fenômeno para impulsionar a economia local.
Apesar das teorias que associam os círculos a extraterrestres e objetos voadores não identificados (OVNIS), cientistas apontam que a maioria das formações é feita por intervenção humana, com exceções atribuídas a causas naturais.




