SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os aplicativos de delivery iFood, 99Food, Keeta e Rappi serão monitorados pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em uma nova fase da “guerra dos apps”. A decisão de acompanhar o mercado foi comunicada a representantes das empresas no útlimo sábado (1º de novembro).

O documento que informa o que foi definido pelo conselho -ao qual a reportagem teve acesso- afirma que o monitoramento das atividades será feito nas cidades de São Paulo (SP), Santos e São Vicente, no litoral paulista, Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ), sem citar nomes de empresas específicas.

O mercado de entrega de comida vive uma disputa com a chegada das chinesas DiDi, controladora da 99, e Meituan, dona do Keeta, maior app de comida do mundo. O 99Food retomou suas atividades no Brasil em junho, começando por Goiânia, estreou em São Paulo em agosto e no Rio em outubro.

O aplicativo Keeta passou a funcionar em Santos e São Vicente no último dia 30. A principal estratégia para atrair clientes é o ressarcimento por pedidos que não foram entregues no horário previsto, na promoção horário garantido.

Se o pedido não chegar a tempo, o cliente ganha um voucher de até R$ 50 para gastar na plataforma. Ele fica disponível em até 24 horas depois da falha e pode ser usado por até três vezes ao dia.

Em nota, o iFood confirma que tomou conhecimento da decisão do Cade de intensificar o acompanhamento do mercado de entrega de comidas online no Brasil e diz que a medida vem em momento oportuno.

A empresa é a que detém a maior fatia do mercado, com cerca de 80% de todo o delivery, segundo a companhia. O iFood afirma ver com preocupação o que chamou de “avanço de práticas predatórias adotadas”.

Para o app, são políticas comerciais insustentáveis, que teriam o potencial de causar “danos estruturais à concorrência local” e ao sistema que envolve restaurantes, entregadores e consumidores.

“Há 14 anos atuando no país, o iFood mantém um acordo bem-sucedido com o órgão desde fevereiro de 2023, cumprindo integralmente as condições pactuadas”, diz a nota. A empresa fechou acordo após ser acusada de práticas anticompetitivas por ter contrato de exclusividade com restaurantes.

“A companhia entende que transparência e regras claras fortalecem o ambiente competitivo e geram segurança jurídica.”

A 99Food afirma reconhecer e acolher “com naturalidade o interesse do Cade em acompanhar o desenvolvimento sustentável desse mercado”. Para a empresa, a atuação do conselho é fundamenal para garantir as condições de atuação dos novos aplicativos.

“A 99Food reitera seu compromisso com uma conduta ética e pró-concorrencial, bem como com a continuidade dos investimentos no setor, gerando maior demanda e rentabilidade para restaurantes, expandindo oportunidades de renda para entregadores e oferecendo aos consumidores conveniência e preços justos”, diz.

Em outubro, o app perdeu processo aberto pela Keeta por conta de cláusulas de exclusividade nos contratos com restaurantes. A empresa diz que desde agosto não adota mais a prática.