BELÉM, PA E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um grupo de ativistas realizou na manhã desta quarta-feira (5) um protesto em Belém contra o que consideram uma demora das autoridades para combater a crise climática.

Os integrantes da ONG Oxfam simularam líderes mundiais cochilando em redes. A capital paraense recebe nesta quinta (6) e sexta (7) a cúpula de chefes de Estado e de governo, evento que vai anteceder o início oficial da COP30 (a conferência da ONU sobre mudanças climáticas).

Os manifestantes se fantasiaram com cabeças representando diversas autoridades, incluindo o presidente Lula (PT). Também foram representados os presidentes Donald Trump (EUA), Javier Milei (Argentina), Claudia Sheinbaum (México), Emmanuel Macron (França), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Ursula von der Leyen (da União Europeia), além dos premiês Mark Carney (Canadá) e Keir Starmer (Reino Unido).

Com cabeças gigantes, os bonecos observaram a paisagem e representavam o pouco caso com a crise climática, de acordo com os ogranizadores. O protesto aconteceu na UFPA (Universidade Federal do Pará).