Da Redação
O príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, desembarcou no Brasil para uma série de compromissos voltados à preservação ambiental. A agenda começou nesta segunda-feira (3) com uma cerimônia simbólica no Morro do Pão de Açúcar, onde ele recebeu das mãos do prefeito Eduardo Paes a chave da cidade do Rio de Janeiro.
“Foi uma honra receber as chaves da cidade neste cenário icônico, antes de dias empolgantes com o Earthshot Prize e o programa United for Wildlife”, escreveu o príncipe nas redes sociais.
Compromisso com o planeta
A principal razão da visita é a cerimônia de entrega do Earthshot Prize, prêmio criado pelo próprio William em 2020, que busca impulsionar ideias inovadoras para restaurar o planeta até 2030. O evento será realizado na quarta-feira (5), no Museu do Amanhã, e reunirá líderes globais, cientistas, ambientalistas e filantropos de várias partes do mundo.
Cinco projetos serão premiados, cada um com 1 milhão de euros, em categorias que refletem os maiores desafios ambientais da atualidade:
- Proteger e restaurar a natureza
- Limpar o ar
- Reviver os oceanos
- Construir um mundo livre de resíduos
- Combater a crise climática
Uma conexão especial com o Brasil
Durante o encontro no Pão de Açúcar, o prefeito Eduardo Paes contou que apresentou alguns dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade ao príncipe e destacou o carinho da família real britânica pelo país.
“Ele lembrou das visitas do pai e da mãe ao Rio. Eles têm um afeto muito grande pelo Brasil”, disse Paes.
A passagem de William pelo país reforça sua atuação em pautas ambientais e marca mais um capítulo da relação histórica entre a monarquia britânica e o Brasil — agora sob o foco da sustentabilidade e inovação verde.







