
A reza de Andressa Pereira de Assis, motorista de transporte escolar na zona rural de Jataí, era para que as máquinas voltassem. Na manhã da última quinta-feira (30/10), o pedido foi atendido: as obras na GO-178 foram retomadas após 20 dias de paralisação, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Andressa transporta 24 crianças por dia em uma Kombi. Enfrenta poeira no tempo seco e lama na época de chuva. “É muita responsabilidade, né?! São vidas lá dentro”, diz. A preocupação maior vem quando as chuvas aumentam e a estrada se transforma em atoleiro.
“Na chuva é só barro. Carretas atolam, os alunos faltam às aulas, e os pais ficam receosos de mandá-los no dia seguinte”, conta. Já na seca, é a poeira que preocupa. “Você perde a visão e o risco de acidente aumenta.”

GO-178 atende população e setor produtivo
A situação da GO-178 é semelhante à de outras três rodovias: GO-180, também em Jataí; GO-461, em Doverlândia; e GO-147, em Bela Vista de Goiás. Todas estavam paralisadas pela mesma decisão judicial, que questiona a constitucionalidade das leis que viabilizam a parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag).
Essas obras são financiadas pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), com recursos provenientes do setor rural. A execução envolve o Ifag, a Goinfra e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Moradores como Alex Borges, comerciante local, celebram a retomada. “Pegou a gente de surpresa essa parada. Foi um balde de água fria. Mas agora a esperança voltou.”
Paralisação atrasou cronograma na GO-178
A GO-178 já tinha 15% do cronograma executado. Segundo o presidente do Ifag, Armando Rollemberg, se não fosse a interrupção, 15 quilômetros estariam prontos ainda em novembro.
“Perdemos mais de duas semanas de tempo seco. Agora o clima é outro, mas vamos recuperar o tempo.”
Durante o período chuvoso, as construtoras devem priorizar obras de drenagem, bueiros e limpeza. Assim, a pavimentação poderá avançar com mais agilidade na sequência.
Para Rollemberg, o modelo de parceria traz vantagens. “A união entre Ifag e Goinfra combina agilidade com controle público. Acreditamos que até o segundo semestre de 2026 a GO-178 estará entregue.”
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Fonte: Agência Cora







