RIO DE JANEIRO, RJ E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira (3) o nome de 115 mortos na Operação Contenção contra o Comando Vermelho, nos complexos do Alemão e da Penha, na terça (28).
Dois mortos ainda não foram identificados.
A operação deixou 121 mortos, sendo 4 policiais. O número fez dela a ação mais letal da história do Brasil, superando o massacre do Carandiru, que teve 111 mortos, em outubro de 1992.
A Defensoria Pública do Estado informou neste domingo (2) que todos os corpos foram liberados e que a perícia do IML (Instituto Médico-Legal) foi oficialmente encerrada. Também afirmou que segue acompanhando o caso e prestando assistência às famílias.
VEJA OS NOMES
1 – FABIANO MARTINS AMANCIO, 28 Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em quatro ocorrências (tráfico de drogas, furto e estupro coletivo). Foi preso em 2014 e libertado em 2018.
2 – BRENDON CÉSAR DA SILVA SOUZA, 25 Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em 11 ocorrências.
3 – YURI DOS SANTOS BARRETO, 22 Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em três ocorrências. Em uma delas estava com granadas de fabricação caseira.
4 – RICHARD SOUZA DOS SANTOS, 20 Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em três ocorrências. Libertado em 19 de outubro de 2024.
5 – JONAS DE AZEREDO VIEIRA, 29 Tinha uma anotação criminal por homicídio qualificado. Estava foragido desde 2023. Tinha mandado de prisão pendente e 16 anos de pena restante.
6 – JUAN MARCIEL PINHO DE SOUZA, 20 Sem antecedentes, mas análises de redes sociais demonstram envolvimento com tráfico de drogas.
7 – ALESSANDRO ALVES DE SOUZA, 32 Tinha duas anotações criminais por posse de drogas e crime de trânsito. Análise de redes sociais aponta envolvimento com o tráfico.
8 – CARLOS HENRIQUE CASTRO SOARES DA SILVA, 27Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em quatro registros de ocorrência.
9 – CAUÃN FERNANDES DO CARMO SOARES, 19 Sem antecedentes criminais, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico.
10 – MARLLON DE MELO FELISBERTO, 28 Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em oito registros de ocorrência.
11 – MAICON THOMAZ VILELA DA SILVA, 31Tinha quatro anotações criminais e era foragido. Tinha um mandado de recaptura pendente.
12 – ALEILSON DA CUNHA LUZ JUNIOR, 26 Tinha três registros de ocorrência como menor infrator.
13 – HERCULES SALLES DE LIMA, 24 – Sem antecedentes ou registros de ocorrências.
14 – VICTOR HUGO RANGEL DE OLIVEIRA, 25 Tinha 13 anotações criminais e aparecida como autor em 16 registros de ocorrência, três como envolvido e um como adolescente infrator. Tinha quatro mandados de prisão pendentes por condenação transitada em julgado.
15 – RONALDO JULIÃO DA SILVA, 46 Sem antecedentes ou registros de ocorrência.
16 – WALDEMAR RIBEIRO SARAIVA, 21 Tinha anotação criminal no Amazonas por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
17 – KAUÃ TEIXEIRA DOS SANTOS, 18 Sem antecedentes criminais, tinha cinco procedimentos policiais como adolescente infrator.
18 – JEANDERSON BISMARQUE SOARES DE ALMEIDA, 33 Tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e ameaça a agente de segurança pública.
19 – ALESSANDRO ALVES SILVA, 19 Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico
20 – MARCOS VINICIUS DA SILVA LIMA, 27 Sem antecedentes criminais no RJ. Tinha mandado de prisão ativo e era apontado como liderança do CV em Itaberaí, centro de Goiânia.
21 – CÉLIO GUIMARÃES JÚNIOR, 29 Foi apreendido em 2012 por fato análogo ao crime de associação para o tráfico de drogas.
22 – MARCIO DA SILVA DE JESUS, 22 Tinha uma anotaçao criminal, figura como autor em procedimento policial e passagem por tráfico de drogas, quando menor.
23 – YAN DOS SANTOS FERNANDES, 20Sem antecedentes criminais, mas análise de redes sociais demonstra possível envolvimento com o tráfico de drogas.
24 – NELSON SOARES DOS REIS CAMPOS, 27 Tinha duas anotações criminais, aparecia como autor em três registros de ocorrência e um como adolescente infrator. Tinha mandado de prisão pendente por condenação transitada em julgado.
25 – WILLIAN BOTELHO DE FREITAS BORGES, 23 Tinha uma anotação criminal, aparecia como autor em três registros policiais e dois como adolescente infrator.
26 – MAXWEL ARAÚJO ZACARIAS, 38Tinha dez anotações criminais, aparecia como autor em 16 procedimentos policiais e tinha um mandado de prisão ativo.
27 – MARCOS ADRIANO AZEVEDO DE ALMEIDA, 32Tinha seis anotações criminais, aparecia como autor em 10 registros de ocorrência, era foragido e tinha mandado de recaptura ativo.
28 – ANDRÉ LUIZ FERREIRA MENDES JUNIOR, 23 Tinha uma anotação criminal, aparecia como autor em dois registros de ocorrência, e tinha mandado de prisão ativo por organização criminosa.
29 – YAGO RAVEL RODRIGUES ROSARIO, 27 Sem antecedente criminal, mas análise de rede social demonstra envolvimento com o tráfico.
30 – EDIONE DOS SANTOS DIAS, 35Tinha quatro anotações criminais e aparecia como autor em quatro procedimentos policiais.
31 – DIEGO DOS SANTOS MUNIZ, 28 Aparecia como autor ou envolvido em registro de homicídio no Espírito Santo.
32 – WENDEL FRANCISCO DOS SANTOS, 24 Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra possível envolvimento com o tráfico.
33 – HITO JOSÉ PEREIRA BASTOS, 31Tinha uma anotação criminal por associação ao tráfico. Tinha quatro procedimentos policiais no Amazonas e no Pará.
34 – MAICON PYTERSON DA SILVA, 28 Tinha cinco anotações criminais, figurava como autor em sete registros de ocorrência, foi libertado no sistema penas em 22 de janeiro de 2019.
35 – CARLOS EDUARDO SANTOS FELÍCIO, 21 Sem antecedentes criminais.
36 – NAILSON MIRANDA DA SILVA, 27 Tinha três anotações criminais por roubo e homicídio, no Pará.
37 – FELIPE DA SILVA, 32 – Tinha três anotações criminais e aparecia como autor em registros por tráfico de drogas, homicídio qualificado e roubo. Era foragido e tinha mandado de prisão ativo.
38 – LUIZ CLAUDIO DA SILVA SANTOS, 28 Sem antecedentes criminais.
39 – FRANCISCO NATANIEL ALVES GONÇALVES, 48 Tinha sete anotações criminais, aparecia como autor em quatro procedimentos policiais, e tinha mandado de prisão ativo.
40 – VITOR EDNILSON MARTINS, 25 Tinha quatro anotações criminais por homicídio, tráfico e estupro, no Pará.
41 – LUAN CARLOS MARCOLINO DE ALCÂNTARA, 24 Tinha quatro anotações criminais e três mandados de prisão ativos. Era integrante do CV no Ceará e estava escondido no Rio de Janeiro.
42 – FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS, 29 Liderança do CV em Goiás, considerado de alta periculosidade e tinha mandado de prisão ativo.
43 – RODOLFO PANTOJA DA SILVA, 28Tinha uma anotação criminal por tráfico em Santa Catarina e aparecia como autor em dois procedimentos policiais.
44 – EDSON DE MAGALHÃES PINTO, 21Tinha um procedimento policial por homicídio qualificado (investigado por matar um PM) e tinha mandado de prisão ativo.
45 – DANILO FERREIRA DO AMOR DIVINO, 38 Tinha uma anotação criminal, aparecia como autor em um registro de ocorrência. Apontado como liderança do CV em Feira de Santana, na Bahia.
46 – FRANCISCO MYLLER MOREIRA DA CUNHA, 32 Tinha uma anotação criminal por homicídio no Amazonas, sete procedimentos por tráfico e porte de arma. Apontado como liderança do CV no Amazonas, tinha um mandado de prisão ativo.
47 – WESLEY MARTINS E SILVA, 27 Tinha uma anotação criminal por tráfico e dois procedimentos policiais. Apontado como liderança do CV no Pará.
48 – FABIO FRANCISCO SANTANA SALES, 36Aparecia como autor em procedimento policial e era apontado como liderança do CV em Feira de Santana, na Bahia.
49 – LUCIANO RAMOS SILVA, 32Tinha duas anotações criminais e aparecia como autor em dois registros de ocorrência.
50 – LUIZ EDUARDO DA SILVA MATTOS, 21Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstram envolvimento com o tráfico.
51 – VANDERLEY SILVA BORGES, 28 Tinha duas anotações criminais por tráfico de drogas, tinha quatro mandados de prisão ativos, era membro da facção.
52 – LUCAS DA SILVA LIMA, 29Tinha oito registros de ocorrências no Pará, a maioria por tráfico. Respondia a quatro processos por tráfico naquele estado e tinha mandado de prisão ativo.
53 – MICHEL MENDES PEÇANHA, 14Era investigado por fato análogo aos crimes de estupro de vulnerável. Análise de redes sociais demonstram envolvimento com o tráfico.
54 – EMERSON PEREIRA SOLIDADE, 27 Tinha passagens por porte ilegal de arma, tráfico, associação para o tráfico e homicídio. Apontado como líder de organização criminosa em Jacinto, Minas Gerais, tinha dois mandados de prisão ativos.
55 – LUCAS GUEDES MARQUES, 28 Tinha duas anotações criminais e mandado de prisão ativo.
56 – LEONARDO FERNANDES DA ROCHA, 35 Tinha nove anotaçoes criminais por receptação, porte ilegal de arma, tráfico, associação para o tráfico, roubo e homicídio qualificado. Tinha mandado de prisão ativo.
57 – JÔNATAS FERREIRA SANTOS, 37 Indiciado por homicídios em Eunápolis, Bahia, tinha mandado de prisão ativo.
58 – ANDERSON DA SILVA SEVERO, 38 Tinha 15 anotações criminais, era foragido e tinha mandado de prisão ativo.
59 – LUIZ CARLOS DE JESUS ANDRADE, 23 Tinha mandado de prisão ativo na Bahia
60 – ALESSANDRO MARTINS MOREIRA DE OLIVEIRA, 25 Tinha uma anotação criminal por associação ao tráfico e aparecia como autor em registro de ocorrência de associação ao tráfico de drogas. Tinha mandado de prisão ativo.
61 – YURE CARLOS MOTHÉ SOBRAL PALOMO, 23 Tinha uma anotação criminal. Análise de rede social demonstram envolvimento com o tráfico.
62 – TIAGO NEVES REIS, 26 Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico.
63 – MARCOS ANTONIO SILVA JUNIOR, 25 Sem antecedentes.
64 – DIOGO GARCEZ SANTOS SILVA, 31Tinha três procedimentos policiais na Bahia. Apontado como líder do CV em Feira de Santana e tinha influência direta na criminalidade na Penha, no Rio.
65 – FRANCISCO TEIXEIRA PARENTE, 30 Respondia a processo por organização criminosa, tinha três mandados de prisão ativos.
66 – RAFAEL DE MORAES SILVA, 31 Sem informações
67 – GABRIEL LEMOS VASCONCELOS, 23 Sem antecedentes criminais
68 – WELLINSON DE SENA DOS SANTOS, 20 Sem antecedentes, mas análise de redes sociais demonstra envolvimento com o tráfico
69 – CLEYS BANDEIRA DA SILVA, 26 Tinha uma anotação criminal por tráfico de drogas e associação para o tráfico e dois registros de ocorrência por porte ilegal de arma de fogo, tráfico e captura de foragido.
70 – JOSIGLEDSON DE FREITAS SILVA, 34 Tinha procedimentos policiais em Fortaleza por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma e organização criminosa. Tinha um mandado de prisão ativo
71 – JONATHA DANIEL BARROS DA SILVA, 18 Tinha duas ocorrências e nove procedimentos no Pará por roubo, extorsão, tráfico e homicídio qualificado.
72 – JOSÉ PAULO NASCIMENTO FERNANDES, 34Tinha 11 anotações criminais e aparecia como autor em sete registros de ocorrência. Era foragido e tinha mandado de prisão ativo.
73 – CLEITON CESAR DIAS MELLO, 33  Tinha histórico criminal em Goiás por tráfico, porte ilegal de arma, receptação, e mandado de prisão ativo.
74 – CLEITON SOUZA DA SILVA, 33 Tinha seis anotações criminais por tráfico, associação para o tráfico, furto e energia e homicídio. Apontado como gerente do tráfico na Favela do Lixo, em Cabo Frio, era foragido.
75 – RICARDO AQUINO DOS SANTOS, 22 Tinha histórico criminal na Bahia e dois mandados de prisão ativos.
76 – ADAILTON BRUNO SCHMITZ DA SILVA, 35 Tinha cinco anotações criminais por tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma e ameaça. Tinha cinco procedimentos policiais, sendo quatro flagrantes. Tinha mandado de prisão ativo.
77 – WELLINGTON BRITO DOS SANTOS, 20 Tinha cinco procedimentos policiais como adolescente infrator por porte ilegal de arma, roubo e apreensão de munições e granadas.
78 – EVANDRO DA SILVA MACHADO, 38 Tinha três anotações criminais por tráfico, receptaçaõ, roubo e por ilegal. Tinha uma mandado de prisão ativo.
79 – RONALD OLIVEIRA RICARDO, 24 Sem antecedentes.
80 – EDER ALVES DE SOUZA, 37 Tinha histórico criminal em Goiás po rporte de arma, tráfico, corrupção ativa uso de documento falso. Tinha um mandado de prisão ativo.
81 – GUSTAVO SOUZA DE OLIVEIRA, 24 Tinha três registros de ocorrência cmo adolescente infrator.
82 – RAFAEL CORREA DA COSTA, 37Apontado como liderança do CV na cidade de Abaetetuba, no Pará, tinha cinco mandados de prisão ativos.
83 – FABIAN ALVES MARTINS, 22 Tinha histórico criminal no Espírito Santo, e três mandados de prisão ativos.
84 – ARLEN JOÃO DE ALMEIDA, 30 Tinha processos por roubo e resistência. Atuava em cidades do Pará. Tinha mandado de recaptura em aberto.
85 – DOUGLAS CONCEIÇÃO DE SOUZA, 32 Tinha três anotações criminais, era líder do tráfico no bairro Tancredo Neves, em Manaus, e tinha um mandado de prisão ativo.
86 – BRUNO CORREA DA COSTA, 30 Tinha processos e procedimentos policiais por tráfico de drogas no Pará, e três mandados de prisão ativos.
87 – KAUÃ DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA, 18 Sem antecedentes
88 – JEAN ALEX SANTOS CAMPOS, 17 Tinha registro como adolescente infrator com ato infracional análogo ao crime de associação para o tráfico. Tinha um mandado de busca e apreensão ativo.
89 – FABRICIO DOS SANTOS DA SILVA, 23 Tinha uma ocorrência por receptação.
90 – WAGNER NUNES SANTANA, 33 Tinha duas anotações criminais por ameaça e lesão corporal. Aparecia como autor em quatro registros de ocorrência. Tinha um mandado de prisão ativo.
91 – LUAN CARLOS DIAS PASTANA, 35Tinha registros por homicídio e tráfico no Pará. Era faccionado, foragido e tinha dois mandados de prisão ativos.
92 – CLEIDESON SILVA DA CUNHA Tinha anotações criminais por homicídio, tráfico e roubo qualificado, além de três mandados de prisão.
93 – KLEBER IZAIAS DOS SANTOS, 31 Tinha anotações criminais por roubo no Pará e um mandado de prisão ativo.
94 – WALLACE BARATA PIMENTEL, 27 Respondia pelo homicídio de dois policiais no Pará. Era faccionado e tinha três mandados de prisão ativos.
95 – ADAN PABLO ALVES DE OLIVEIRA, 28 Tinha pena de 16 anos a cumprir por crimed doloso contra a vida, em Goiás, onde era liderança do CV. Tinha um mandado de prisão em aberto.
96 – LUCAS ALVES ARAUJO, 31 Tinha duas anotações criminais em Goiás, era faccionado e tinha um mandado de prisão ativo.
97 – FRANCISCO MACHADO DOS SANTOS, 39 Tinha histórico criminal por furto, roubo e homicídio no Amazonas. Tinha dois mandados de prisão em aberto.
98 – BRUNO ALMEIDA DE OLIVEIRA, 24Tinha histórico criminal por posse de arma de fogo e tráfico de drogas na Bahia. Tinha um mandado de prisão ativo.
99 – BRUNO DOS SANTOS RAIMUNDO, 37 Era foragido desde 2016, respondia or receptação, tráfico, corrupção de menores e homicídio. Tinha mandado de prisão ativo.
100 – ELIEL CASTRO DE JESUS, 25Tinha registros criminais por lesão corporal e tráfico, além de um mandado de prisão ativo.
101 – ROBSON DA SILVA MONTEIRO, 27 Tinha anotações criminais por roubo, tráfico e homicídio no Pará, além de mandado de prisão ativo.
102 – TARCISIO DA SILVA CARVALHO, 30 Tinha anotações criminais por roubo, tráfico e homicídio na Bahia.
103 – KEVEN VINICIUS SOUSA RAMOS, 25 Tinha anotações criminais por tráfico, receptação e posse de arma de fogo. Era faccionado e tinha mandado de prisão ativo.
104 – WILLIAM DOS SANTOS BARBOSA, 20 Tinha anotações criminais por homicídio e porte de drogas na Bahia. Tinha um mandado de prisão ativo.
105 – JORGE BENEDITO CORREA BARBOSA, 54 Era condenado por roubo.
106 – WELLINGTON SANTOS DE JESUS, 29 Tinha anotações criminais por envolvimento com tráfico na Bahia e integrava célula do CV na cidade de Eunápolis.
107 – JORGE SANTOS DOS ANJOS, 29 Tinha anotações criminais por tráfico e homicídio no Amazonas, além de um mandado de prisão ativo.
108 – RUBENS LOURENÇO DOS SANTOS, 38 Apontado como integrante do CV com atuação no sul da Bahia. Tinha um mandado de prisão e outro de recaptura.
109 – LUCAS DA CONCEIÇÃO, 19 Tinha anotação criminal por porte de arma e receptação. Apontado como liderança do CV, em Chapadinha, no Maranhão. Tinha dois mandados de prisão ativos.
110 – CLEITON SOUZA DA SILVA, 31 Tinha anotação criminal no Amazonas e um mandado de prisão ativo.
111 – DOUGLAS HENRIQUE SIMÕES DA COSTA Tinha anotação criminal por associação ao ráfico, tráfico e roubo.
112 – GILBERTO NASCIMENTO DA ROCHA, 31 Tinha anotação criminal por homicídio, roubo e tráfico de drogas no Pará. Tinha um mandado de recaptura.
113 – ERICK VIEIRA DE PAIVA, 21 Tinha anotação criminal por homicídio e ameaça, no Distrito Federal, era monitorado eletronicamente.
114 – MARCOS AURELIO AMARAL CARREIRA, 27 Tinha anotação criminal por lesão corporal no Pará
115 – DIOGO SOUZA NUNES, 21 Tinha anotação criminal por furto.




