SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As principais varejistas do país começaram a anunciar descontos com um mês de antecedência da Black Friday, marcada neste ano para o dia 28 de novembro. No Brasil, é cada vez mais comum que as promoções se estendam por todo o mês, em uma tentativa de antecipar o consumo e manter o ritmo de vendas.

Para muitos consumidores, essas semanas de descontos acabam sendo mais vantajosas do que o próprio dia da Black Friday.

Entre as empresas que já iniciaram suas campanhas estão Mercado Livre, Casas Bahia, Magazine Luiza e Shopee —com destaque para aquelas que programaram ações especiais para o dia 11 de novembro, data popular no varejo online por coincidir com o “11/11”, conhecido mundialmente como o Dia dos Solteiros.

Segundo projeções da Neotrust, o faturamento do ecommerce brasileiro deve aumentar 17% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo R$ 11 bilhões em produtos vendidos nesta Black Friday.

Comparado a 2024, o estudo indica que as categorias que devem apresentar maior porcentagem de crescimento são: saúde, esporte e lazer, automotivo, e beleza e perfumaria. Já em termos de faturamento, as mais representativas devem ser as categorias de eletrodomésticos, eletrônicos e smartphones que, juntas, são responsáveis por mais de um terço do faturamento total no período.

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CASAS BAHIA

A Casas Bahia iniciou na semana passada a campanha “Super Black Ao Vivo”, que antecipa as promoções da Black Friday. As ações combinam transmissões ao vivo em lojas e redes sociais, descontos relâmpago e condições de parcelamento mais longas.

Durante o mês de novembro, a companhia vai liberar cerca de R$ 1,2 bilhão em crediário, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Em algumas ofertas, o pagamento poderá começar em 2026, com parcelamento em até 24 vezes ou em até 30 vezes no cartão da rede.

A varejista também promoverá lives diárias, pré-Black Fridays nos fins de semana e uma “super live” com influenciadores entre os dias 27 e 28 de novembro, que terá como âncora a influenciadora digital Beatriz Reis, conhecida como Bia do Brás.

A empresa diz ter uma central que monitora buscas de consumidores e converte esses sinais em descontos e condições imediatas —iniciativa criada no ano passado e ampliada nesta edição.

MERCADO LIVRE

O Mercado Livre oferecerá R$ 100 milhões em cupons na Black Friday deste ano.

Segundo a varejista, a campanha se iniciará com ênfase no 11/11, contando com a ativações interativas que irão distribuir os cupons.

MAGAZINE LUIZA

O Magazine Luiza diz que terá produtos com até 70% de desconto, mas destaca que as promoções serão feitas de forma racional e para preservar a rentabilidade da operação, como nos anos anteriores.

A expectativa da empresa é que as vendas em novembro atinjam o dobro do faturamento de um mês normal. Só no marketplace, a companhia investirá mais de R$ 150 milhões em descontos de preço e frete grátis, que abrange cerca de 50% das vendas.

As promoções para a Black Friday já tiveram início com um “esquenta”. Desde a última segunda-feira (27), por exemplo, a empresa tem publicado ofertas da campanha “Agora ou Nunca”. Há também o Black Push, direcionado à audiência do aplicativo, em que os clientes recebem notificações na tela do smartphone com promoções relâmpago.

SHOPEE

Durante todo o mês de novembro, a Shopee ofertará o dobro do valor total em cupons de desconto em relação ao ano anterior e contará com duas campanhas principais: o 11/11 e a Black Friday.

No dia 11/11, serão R$ 20 milhões em cupons de desconto e produtos com o “melhor preço do ano”. Já no dia da Black Friday, os usuários terão R$ 16 milhões em cupons de desconto, incluindo cupons de R$ 200 de desconto em lojas oficiais. Os consumidores também contarão com cupons adicionais de frete grátis para compras acima de R$ 10.

SHEIN

A Shein diz que as promoções iniciaram em outubro e se intensificam no 11/11.

A varejista prevê ofertas progressivas que prometem chegar a 85% de redução de preços em mais de 600 mil itens, com frete grátis em algumas semanas de novembro.

A ênfase das ofertas será nas categorias de moda feminina e masculina, mas os consumidores também encontrarão descontos distribuídos em outras áreas como produtos de beleza, itens para a casa e eletrônicos.

AMAZON

A Amazon Brasil afirma serão abertas 13 mil vagas temporárias para reforçar as operações, que somam 36 mil empregos diretos e indiretos.

A varejista diz ter expandido sua infraestrutura logística e alcançado todos os municípios brasileiros com entregas rápidas. Para clientes Prime, o valor mínimo dos pedidos elegíveis para frete grátis e entrega no mesmo dia caiu de R$ 99 para R$ 19.

A partir de 3 de novembro, a empresa promete até 70% de desconto, frete grátis e uma ação que distribuirá R$ 50 milhões em cupons.

AMERICANAS

A campanha da Americanas será realizada entre os dias 3 de novembro e 4 de dezembro. A empresa promete descontos especiais todos os dias, além de quatro sextas-feiras com preços de Black Friday (até 80% de desconto em alguns produtos).

A empresa tem o novo “Programa de Fidelidade Cliente a”, que transforma cada item da cesta em pontos, bônus na segunda compra do mês e em ofertas em produtos selecionados. O parcelamento foi ampliado para até 24 vezes sem juros com o cartão da loja.

Para reforçar a operação do período, houve a contratação de mais de 5.000 temporários para apoiar o atendimento nas lojas e nos centros de distribuição em todo o país.

RD SAÚDE

A RD Saúde, com as redes Raia e Drogasil, terá promoções durante o mês inteiro. Entre os dias 1º e 30 de novembro, os consumidores poderão acompanhar as novidades pelos canais digitais da marca (incluindo grupo de ofertas no WhatsApp). Depois, a campanha segue até dezembro com a Cyber Week.

TIM

A Tim contará com descontos que chegam a quase 80% em smartphones, caixas de som, fones e TVs. O principal destaque é o iPhone 16e de 256 GB por R$ 1.999 (ou 21 vezes de R$ 96) no plano Tim Black Família com Apple One, de R$ 304,99 mensais.

A operadora promete uma oferta especial de Playstation 5.