Merendeiras de Planaltina de Goiás vencem 2ª edição do concurso Sabores da Escola

Com mais de 760 participantes, a segunda edição do concurso Sabores da Escola chegou à grande final nesta quinta-feira (30/10) consagrando 10 merendeiras da rede estadual de ensino. A iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reconheceu as autoras das melhores receitas, divididas em cinco duplas, e distribuiu R$ 63 mil em dinheiro.

As vencedoras são Juvenêz Pereira e Ediva Mendes, do Colégio Estadual Alfa, de Planaltina de Goiás. Elas prepararam um escondidinho de abóbora com carne seca, que conquistou o júri, formado por nutricionistas, representantes técnicos e pedagógicos e estudantes.

O prato de arroz com escondidinho de abóbora e batata, recheado com carne moída, ficou em segundo lugar. A receita é das merendeiras Doraci Manoel e Alessandra Ferraz, de Araguapaz.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, comandou a entrega dos prêmios. As primeiras colocadas receberam R$ 30 mil.

“A ideia desse concurso é abrir espaço para que o trabalho de nossas merendeiras seja reconhecido e valorizado”, afirmou a secretária.

“O Governo de Goiás mais do que triplicou os recursos destinados à alimentação escolar, mas é a dedicação, o compromisso e a responsabilidade dessas profissionais que têm feito a diferença lá na outra ponta”, destacou a gestora.

Sabores da Escola

A edição de 2025 apresentou 381 duplas inscritas. Um número expressivo, que demonstra o engajamento e impacto positivo do projeto em todas as 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) do estado.

Os pratos vencedores vão compor um livro de receitas, que será distribuído nas escolas da rede, como uma forma de reconhecimento do papel das merendeiras na promoção da alimentação escolar de qualidade.

Atualizações

Em 2025, o concurso passou por aprimoramentos, com a atualização dos critérios de avaliação para se adequar às novas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

As normas determinam o limite máximo de 10% de alimentos ultraprocessados na alimentação escolar e a proibição de preparações doces.

Essas mudanças buscam seguir boas práticas nutricionais e reforçar o compromisso com uma alimentação saudável e educativa.

Vencedores da 2ª edição do concurso

  • 1° lugar: Juvenêz Pereira e Ediva Mendes, de Planaltina de Goiás
     Receita: escondidinho de abóbora com carne seca
  • 2° lugar: Doraci Manoel e Alessandra Ferraz, de Araguapaz
    Receita: arroz com escondidinho de abóbora e batata, recheado com carne moída
  • 3° lugar: Iracema Soares e Marli Pereira, de Itaguari
    Receita: pãozinho de inhame com patê de frango e berinjela
  • 4° lugar: Delzirê Zacarias e Elane Virginia, de Jataí
    Receita: escondidinho de cará
  • 5° lugar: Lucivânia Mendes e Rosângela Maria, de Goiânia
    Receita: escondidinho de carne

Saiba mais

Alunos da rede estadual brilham em Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG

Maior Aulão do Enem Goiás atrai mais de 2 mil estudantes na capital

Educação de Goiás ganha prêmio mundial de inovação do Google com o NetEscola+

O post Merendeiras de Planaltina de Goiás vencem 2ª edição do concurso Sabores da Escola apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora