SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Sagrada Família, localizada em Barcelona, na Espanha, se tornou a igreja mais alta do mundo após os primeiros pedaços de uma nova cruz no topo da torre central serem instalados nesta nesta quinta-feira, 30. A construção, que iniciou em 1882, é a obra-prima do célebre arquiteto Antoni Gaudí e um símbolo turístico da cidade.

A peça recém-instalada da cruz que homenageia Jesus Cristo é um braço de 7,25 metros de altura e 24 toneladas. Essa é a fase final da construção da torre, que deve atingir 172,5 metros quando concluída —número que supera a da Catedral de Ulm, na Alemanha, considerada a mais alta do mundo até agora com 161,5 metros.

A cruz sobre a torre é revestida de cerâmica e vidro branco, materiais selecionados por seu brilho e resistência às intempéries, segundo um comunicado da Sagrada Família. Só ela tem 17 metros de altura, tamanho de um prédio de cinco andares.

Gaudí trabalhou na igreja até sua morte, em 1926, e sabia que não veria a construção concluída. O arquiteto deixou desenhos para que as obras pudessem continuar após sua morte.

A construção da igreja foi interrompida algumas vezes no último século, como durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936. Quando concluída, a Sagrada Família terá 18 torres. O Papa Leão 14 foi convidado a presidir uma missa comemorativa para a cerimônia de inauguração da torre no ano que vem.