SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Depois do Flamengo, foi a vez do Palmeiras garantir a classificação para a final da Copa Libertadores. A virada épica sobre a LDU, com 4 a 3 no agregado, embalou a quinta decisão 100% brasileira nas últimas seis edições da competição continental.
DOMÍNIO BRASILEIRO NA LIBERTADORES
Desde 2020, o futebol brasileiro não tem dado chances aos demais na Libertadores. A decisão só não teve dois clubes brasileiros em 2023, quando o Boca Juniors se colocou como intruso, mas acabou perdendo por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã.
Flamengo e Palmeiras, protagonistas em 2025, estiveram em três finais. Santos, Athletico Paranaense, Botafogo e Atlético-MG, além do Fluminense, já citado, acumulam uma aparição cada.
A dupla com maior número de finais ainda se enfrentou na decisão de 2021, e deu Palmeiras. Em final no Centenário de Montevidéu, o Verdão venceu o Flamengo por 2 a 1, com gol de Deyverson na prorrogação.
O Verdão foi quem mais conquistou títulos, com dois, em 2020 e 2021. O Rubro-Negro carioca levou uma para casa, em 2022, assim como o Botafogo, no ano passado. Santos, Athletico e Galo ficaram com o vice.
A hegemonia brasileira também colocou o futebol nacional como o mais vencedor da América. Com o título garantido, o Brasil chegará aos mesmos 25 títulos da Argentina, maior campeã desde os primórdios da Libertadores.
A final da Libertadores ocorrerá no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Quem vencer, entre Palmeiras e Flamengo, se tornará o primeiro tetracampeão do Brasil na Libertadores.
RELEMBRE AS FINAIS DA LIBERTADORES DESDE 2020
2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos – Maracanã
2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Centenário de Montevidéu (URU)
2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico Paranaense – Monumental de Guayaquil (EQU)
2023 – Fluminense 2 x 1 Boca Juniors – Maracanã
2024 – Botafogo 3 x 1 Atlético-MG – Monumental de Núñez (ARG)






