SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após o rei Charles 3º anunciar a destituição de seu irmão Andrew da família real britânica, a imprensa internacional levantou especulações sobre o status das filhas dele, as princesas Beatrice, 37, e Eugenie, 35.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, elas devem manter os títulos de princesas. Já o ex-príncipe precisará deixar a mansão onde mora e passa a se chamar apenas Andrew Mountbatten Windsor.
O Palácio de Buckingham anunciou formalmente destituição de Andrew nesta quinta-feira (30). Charles tomou a decisão após denúncias do suposto envolvimento do irmão no escândalo do financista americano Jeffrey Epstein, acusado de exploração e tráfico sexual.
“Essas censuras são consideradas necessárias, apesar de ele continuar negando as acusações contra ele”, afirma a nota divulgada pelo palácio. Ele será chamado, a partir de então, de Andrew Mountbatten Windsor, sem qualquer título ou honraria da monarquia britânica.
Há duas semanas, Andrew já havia renunciado ao seu título de duque de York. “Em discussão com o rei e minha família imediata e ampla, concluímos que as contínuas acusações contra mim desviam a atenção do trabalho de Sua Majestade e da Família Real”, afirmou ele na ocasião, em referência ao suposto envolvimento com Epstein.
ENTENDA O CASO
A relação entre o ex-príncipe e Jeffrey Epstein foi denunciada pela suposta vítima Virginia Giuffre. Ela acusou o príncipe de abuso sexual em três ocasiões, quando ela tinha 17 anos. O príncipe teria contratado os serviços de Epstein, que mantinha uma rede de exploração sexual e uma propriedade onde aconteciam os abusos de menores. Virginia Giuffre se suicidou em abril deste ano, aos 41 anos.
Epstein se suicidou na prisão em 2019 quando aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual. Sua companheira de longa data, Ghislaine Maxwell, foi posteriormente condenada pela Justiça dos EUA em cinco acusações, por recrutar jovens e ajudar o investidor a abusar delas. Os abusos contra Giuffre teriam ocorrido em propriedades de Epstein e de Maxwell.
No comunicado desta quinta, o Palácio de Buckingham ainda destaca que “seus pensamentos e sinceras condolências estiveram e continuarão estando com as vítimas e sobreviventes de todas as formas de abuso”.
Andrew, 65, é o segundo de quatro filhos da rainha Elizabeth (1926-2022). Além de Charles 3º, de 76 anos, e da princesa Anne, de 75, ela teve o príncipe Edward, de 61.






