PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) – O serviço de nuvem da Microsoft, o Azure, sofre com instabilidades nesta quarta-feira (29). No site Downdetector, que monitora falhas em aplicativos e sites, houve um pico de quase 20 mil reclamações nos Estados Unidos por volta das 13h (horário de Brasília). No Brasil, houve cerca de 735 registros no mesmo horário.

Também houve relatos de dificuldades no Microsoft 365, que reúne aplicativos como Word, Excel e Powerpoint.

A Microsoft informou que uma alteração de configuração foi o evento desencadeador do problema. Segundo a empresa, já foi iniciado o “restabelecimento da última configuração estável do sistema”, e clientes devem notar sinais de recuperação em breve. Não há prazo estimado para a recuperação total.

O problema ocorre pouco mais de uma semana após a pane da Amazon que derrubou diversas plataformas e aplicativos no mundo por cerca de 15 horas.

Serviços como o AWS e Azure permitem que empresas e usuários armazenem dados, rodem aplicativos e acessem recursos de computação pela internet, sem a necessidade de manter servidores físicos próprios. Hoje, são três as principais plataformas: a da Amazon, líder do setor, a Azure e a Google Cloud.

Grandes empresas do mundo todo dependem de serviços de nuvem para operações internas e na relação com clientes.