CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (30) o filme “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”.
Trata-se de uma cinebiografia de Bruce Springsteen com uma característica que destoa desse modelo. O longa foca no processo criativo de “Nebraska” (1982), um dos principais trabalhos do cantor. Aclamado, o álbum tem faixas que falam sobre depressão, fracasso e o esforço para manter a autenticidade frente à fama.
Dirigido por Scott Cooper, o filme tem Jeremy Allen White interpretando o roqueiro. A duração é de 120 minutos e a classificação indicativa é de 14 anos.
No clima do lançamento, veja seis filmes para conhecer a história de astros do rock como Elvis, Freddie Mercury e Bob Dylan, disponíveis no streaming.
*
BOHEMIAN RHAPSODY
Conta a história de Freddie Mercury e do Queen, passando pelo início da banda, sua ascensão nos anos 1980 e os conflitos internos entre seus membros. Repleta de clássicos, como “We Will Rock You” e “We Are The Champions”, conduz o telespectador a uma viagem entre algumas das músicas mais populares do rock. O filme conquistou quatro estatuetas no Oscar em 2019, entre elas a de melhor ator pela atuação de Rami Malek, que interpreta Mercury. Está disponível na Globo Play.
Bohemian Rhapsody. EUA/Reino Unido, 2018.
Dir.: Bryan Singer. 135 min. 14 anos.
UM COMPLETO DESCONHECIDO
Em 1961, Bob Dylan, então com 19 anos, chega a Nova York para dar início à sua carreira musical. A trajetória do jovem Dylan, marcada por mudanças constantes de características, ganha retrato em “Um Completo Desconhecido”. No longa, Timotheé Chalamet interpreta o cantor, que revolucionou o Folk ao inserir elementos eletrônicos no estilo -o que influenciou a música em todo o mundo. O filme exalta ainda a cena musical nova-iorquina dos anos 1960, amparada na ideia de pacificação nos Estados Unidos.
A Complete Unknow. EUA, 2024. Dir.: James Mangold. 140 min. 14 anos.
CONTROL
A arquitetura industrial e o contexto operário da cidade de Manchester, na Inglaterra, formaram terreno para o surgimento do punk nos anos 1970. Daí surgiu a banda Joy Division liderada por Ian Curtis e retratada no filme “Control”. O longa, de Anton Corbjin, alguém próximo da banda, mostra a vida particular de Curtis e dramas vividos pelo jovem, como a epilepsia, o caso extraconjugal e a recém-chegada filha. Curtis suicidou-se aos 23 anos, um dia antes de iniciar turnê com o grupo nos Estados Unidos. “Control” está disponível na Mubi.
Control. EUA/Inglaterra/Japão, 2008.
Dir.: Anton Corbjin. 116 min. 14 anos
ELVIS
Aborda vida e carreira de Elvis Presley, protagonizado por Austin Butler. Mas não só: o longa também destrincha a relação conturbada do artista, considerado por muitos o pai do rock, com seu empresário, o coronel Tom Parker (Tom Hanks). Com intensidade de cores e efeitos especiais e trilha sonora agressiva, é visto pela crítica como um filme que apresenta Elvis às novas gerações. Pode ser assistido pela Prime Vídeo.
Elvis. EUA/Austrália, 2022.
Dir.: Baz Luhrmann. 160 min. 14 anos.
OZZY OSBOURNE: NO ESCAPE FROM NOW
Trata-se de mais um longa sobre a vida de Ozzy (1948-2025), o príncipe das trevas que criou o heavy metal junto com o Black Sabbath. O documentário acompanha os últimos seis anos de vida do artista e sua luta contra o Parkinson para voltar aos palcos. Com relatos da esposa Sharon, dos filhos e de astros do rock, como James Hetfield (Metallica), Tom Morello (Rage Against The Machine) e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), a obra captura o sofrimento de Ozzy durante o avanço da doença, mas também a resiliência e o humor que emprega para lidar com o problema. Disponível no Paramount +.
Ozzy Osbourne: No Escape from Now. Estados Unidos/ Reino Unido, 2025.
Dir.: Tania Alexander. 120 min. 14 anos
THE DOORS
Narra a história de Jim Morrison e do The Doors, o grupo de Los Angeles que alcançou a fama de 1967 a 1971, ano em que Morrison morre, aos 27 anos. O longa concentra detalhes da vida do jovem artista, da banda e do cenário artístico dos Estados Unidos nos anos 1960. Entre as cenas, viagens, bebidas e sexo, conjunto da idealização sexo, drogas e rock n’ roll, um chavão que perdurou no gênero por muitos anos. Disponível no Prime Vídeo.
The Doors. EUA/França, 1991.
Dir.: Oliver Stone. 138 min. 18 anos.




