SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Museu Catavento recebe na próxima terça (4) exposição imersiva sobre viagens espaciais. Chamada de “Universo dos Astronautas”, a atração apresenta traje original utilizado em treinamentos da missão Apollo 16, cedido pela Nasa ao Brasil.
Exposta na sala Apolo e a Lua, a peça foi utilizada por Charles Duke durante o treinamento da missão Apollo 16. Ele foi a décima pessoa a pisar no satélite natural da Terra.
O astronauta também participou missão Apollo 11, primeira viagem espacial a chegar à Lua, quando foi o responsável por falar com os astronautas por rádio em Houston, nos Estados Unidos.
Outro objeto exposto é a réplica do chapéu de Santos Dumont que viajou à estação ISS em 2006 e foi carimbado. A mostra ainda exibe itens de uso cotidiano de astronautas que viajaram ao espaço nas últimas décadas, como câmeras fotográficas e acessórios para alimentação.
Existem outros dois ambientes na mostra. Na sala Imersão há uma representação cenográfica e projeção mapeada do horizonte lunar com crateras e relevos típicos, com vista para a Terra.
Na sala Céu e Espaço, os destaques são a linha do tempo que conta a evolução da descoberta do céu pela humanidade e um meteorito, objeto mais antigo do acervo do museu. O espaço também inclui uma área exclusiva sobre a Missão Centenário, em que esteve presente Marcos Pontes, único brasileiro a integrar uma missão espacial.
A abertura contará com a presença da ASE (Associação de Exploradores do Espaço), em sua primeira vinda ao Brasil. O grupo de astronautas de 20 países deixará registros em um painel que integra a exposição e que se tornará parte do acervo do museu.
Em cartaz até 1º de fevereiro de 2026, a exposição ocupa a parte de astronomia do Catavento. Ao todo são cem itens expostos e 60 fotos feitas no espaço distribuídos em 300 m² do local. Após a exposição, o museu pretende remodelar o espaço para dedicar o calendário de atividades sob o tema Ano do Universo.
Universo dos Astronautas
UNIVERSO DOS ASTRONAUTAS
Museu Catavento – av. Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, região central
Estreia: ter. (4), às 9h. Até 1º de fevereiro de 2026. Ter. a dom., das 9h às 17h
Ingr.: R$ 18 no site ou na bilheteria até as 16h. Grátis às terças-feiras




