SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – É confuso ficar de frente com Blogueirinha. São borradas as linhas que separam a criatura de seu criador, Bruno Matos. “É para eu falar sério ou é para zoar?”, o ator pergunta, antes de a entrevista começar. Tímido, ele diz detestar a ideia de falar fora da personagem. Então fecha os olhos e encarna toda a acidez dela.

Ao longo de 40 minutos, ficou difícil entender se quem estava falando era a desbocada Blogueirinha ou se a peruca era só um pretexto para Matos dar voz a seus pensamentos mais obscuros. “Ela não é um escudo”, diz ele. “Eu tenho a minha vida, e a Blogueirinha tem a dela. É a vivência midiática que nos separa.”

Matos -ou Blogueirinha- vinha de uma manhã cheia. Recebeu a reportagem imediatamente após comandar uma entrevista para o seu programa no YouTube, o De Frente com Blogueirinha, que virou fenômeno com vídeos que com frequência ultrapassam 1 milhão de visualizações. A convidada era a atriz Mônica Martelli, parte da quarta temporada da atração, no ar até o fim do ano.

As entrevistas são gravadas geralmente às segundas-feiras em um estúdio na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo. Matos chega três horas antes, para vestir a maquiagem e a peruca que o fazem incorporar Blogueirinha.

A personagem -persona, ele corrige- nasceu em 2016, como uma paródia dos influenciadores digitais. Blogueirinha fez sucesso por tirar sarro de tudo e de todos, desde os colegas da internet até os artistas mais famosos da TV e da música. “Não me acho ácida, me acho sincera”, diz ela, já como personagem. “É preciso coragem para fazer o outro rir de si mesmo.”

Foi o que ela fez com Bruna Marquezine, por exemplo, que gargalhou quando Blogueirinha pediu para ela comentar um livramento que tivesse vivido, o que o público entendeu como uma indireta sobre o relacionamento da atriz com Neymar. O momento viralizou nas redes.

Noutra ocasião, Blogueirinha fez a ex-jogadora de vôlei Márcia Fu cuspir bebida enquanto ouvia uma pergunta. O mesmo aconteceu com o influenciador Carlinhos Maia, que se constrangeu após a entrevistadora sugerir que ele não era famoso de verdade.

Assim, Blogueirinha penetrou as rodinhas mais blindadas do mundo das celebridades e se tornou um dos poucos nomes da internet a dar certo em esferas mais amplas da cultura, alcançando a TV aberta, por exemplo -no ano passado, foi contratada pela Globo para fazer um quadro no Fantástico.

“Fui polida para lá, uma Blogueirinha versão televisão”, ela diz. “Pena que não renovaram o contrato. Eu nem pedi nada a mais para eles. O quadro podia continuar igual. Eu só queria estar na Globo.”

Blogueirinha também coleciona inimizades, porém. Ela chateou Ludmilla, por exemplo, quando fez piada com vaias que a cantora recebeu numa premiação. Outra pessoa que expôs seu desgosto foi a advogada Deolane Bezerra, presa no ano passado devido ao envolvimento com apostas online, que virou alvo do deboche da apresentadora.

Mas a maior crise aconteceu há dois meses, com Paola Carosella, ex-apresentadora do reality show Masterchef Brasil, que deu uma entrevista desconfortável para Blogueirinha. Na conversa, a influenciadora questionou Carosella sobre relacionamentos amorosos e tirou sarro dos rumores de que ela teria tido um caso com o também chef Henrique Fogaça.

Mas o clima pesou mesmo quando Blogueirinha brincou com a ideia de a cozinheira envenenar a comida de quem ela desgosta. “Não gosto de brincar com isso. Fico séria e constrangida”, disse Carosella, com cara de desconforto.

Depois do programa, trechos da conversa foram apagados das redes de cada uma delas, aumentando o rumor de que Carosella teria saído de lá desagradada. No Instagram, Blogueirinha foi debochada ao tratar do tema e disse que poderia ter ido além na acidez e feito piada dos gostos musicais da filha adolescente de Carosella, fã de cantoras pop que são parte da comunidade LGBTQIA+.

“Ela levou para outro patamar”, diz Blogueirinha. “Eu fiquei na minha, e se fosse ela teria feito o mesmo, porque para eu tacar fogo na cozinha dela é só isso aqui, olha”, ela diz e imita o movimento de riscar de um fósforo com as mãos. “Ai que horror. Ela não vai gostar disso”, acrescenta, dando risada.

No fervor da briga, uma pessoa no Instagram relacionou o comportamento de Blogueirinha ao de Hytalo Santos, influenciador preso dias antes sob suspeita de exploração sexual, assunto que parou o país. “Obrigada. Acho que temos muitos fãs do Hytalo Santos aqui”, escreveu Carosella em seguida. “Isso foi de péssimo tom. Era melhor ter morrido no off”, diz Blogueirinha.

Dias depois do ocorrido, Carosella publicou um texto no Instagram em que comentava o caso e discutia até onde acreditava que o humor podia ir. “Lutamos pela liberdade de expressão, mas não conseguimos chegar a um consenso sobre os limites dela”, escreveu.

Questionada, Blogueirinha afirma ter limites, sim, ainda que esteja acostumada a frequentemente beirar o cancelamento. “Nunca fui politicamente correta”, diz.

Autoconfiança parece ser arma fundamental para ela disparar todo o tipo de absurdos no seu programa, ainda que esteja diante de famosos no naipe da apresentadora Angélica e da cantora Anitta, de quem Bruno Matos, o ator debaixo da peruca, diz que sempre foi fã.

Criado há quatro anos, a atração é uma paródia do jornalístico De Frente com Gabi, comandado por Marília Gabriela nos anos 1990 e 2000 na TV. Blogueirinha recorre à mesma estética e usa até uma mesa de acrílico com o mesmo formato daquela da jornalista. Ainda que admita a inspiração, Blogueirinha se dá o crédito. “O sucesso vem de mim mesma.”

A entrevista termina com a mesma pergunta que Blogueirinha faz para seus convidados, em uma de suas imitações de Marília Gabriela -Blogueirinha por Blogueirinha? “A melhor do mundo”, ela responde, antes de cair na gargalhada.

No fim, Matos rompe a fantasia. Pede que a equipe de vídeo da Folha tente deixar claro, na edição, os momentos em que é ele falando, não Blogueirinha. Como o Frankenstein de Mary Shelley, ele é muito exigente com sua criatura.