SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica, da USP, promove nesta semana o evento “Viajantes Franceses no Brasil: Releituras Críticas”.

Na quarta, dia 29, acontecem duas conferências a partir das 10h. Catherine Hofmann, conservadora-chefe no Departamento de Cartas e Mapas da Biblioteca Nacional da França (BNF), fala sobre os estudos de hidrografia no chamado Novo Mundo no séculos 16 e 17.

Frank Lestringant, professor emérito da Universidade Paris 4, discorre sobre as pesquisas do frade e geógrafo francês André Thevet no século 16.

Esses seminários acontecem no auditório István Jancsó na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), na Cidade Universitária, em São Paulo. São abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Na sexta, dia 31, às 10h, Lestringant comenta os pontos de contato das experiências francesas na Antártica e na região da linha do Equador, especialmente onde hoje é o Maranhão. Essa conferência, também gratuita, acontece na sala Villa-Lobos, na BBM.