SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar o presidente do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA), Jerome Powell, e afirmou que há uma longa lista de pessoas que poderiam substitui-lo no cargo.
“Temos um incompetente à frente do Fed… temos um péssimo dirigente do Fed, mas ele estará fora de lá em alguns meses, e teremos alguém novo”, disse Trump a líderes empresariais durante um jantar em Tóquio nesta terça-feira (28).
As críticas ocorrem no dia que o Fed inicia a sua reunião para definir a taxa de juros no país. De acordo com especialistas, a expectativa é que a autarquia defina na quarta-feira (29) um corte de 0,25 ponto percentual, deixando a taxa entre 3,75% e 4%.
Trump vem criticando Powell desde o início de sua gestão e defende que o BC dos EUA diminua o índice para 1,25% a 1,5%.
O presidente do Fed foi nomeado por Trump em sua primeira gestão na presidência do país e tem mandato até 15 de maio.
O republicano já anunciou que fará a troca de Powell assim que o seu mandato acabar. Nessa segunda-feira (27), o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que cinco pessoas disputam o posto: Kevin Warsh (ex-diretor do Fed), Kevin Hassett (diretor do conselho econômico da Casa Branca), Rick Rieder (executivo da BlackRock) e Christopher Waller e Michelle Bowman (ambos diretores do Fed).




