Da Redação
A mobilidade em Goiânia ganhou um novo impulso nesta quinta-feira (23) com a inauguração da sincronização semafórica da Avenida 85. O prefeito Sandro Mabel apresentou o sistema, conhecido como “onda verde”, que promete reduzir o tempo de deslocamento e aumentar em até 35% a fluidez do tráfego nos 4,5 quilômetros da via — um dos principais eixos da capital.
A Avenida 85 agora se soma a outros seis corredores que já contam com o mesmo recurso: Castelo Branco/Mutirão, Jamel Cecílio/136, Universitária, 24 de Outubro, BRT Norte-Sul (entre a Isidória e a Praça Cívica) e Leste-Oeste (do Jardim Novo Mundo à Praça da Bíblia).
Durante o evento, Mabel destacou que pequenas intervenções estruturais foram decisivas para o funcionamento do sistema. Um dos exemplos citados foi a adequação na Praça das Violas, no cruzamento das avenidas T-9 e 85. “Ampliamos o espaço para até quatro veículos por vez, o que melhora o fluxo e reduz o tempo de espera nos semáforos. Com isso, a onda verde se mantém contínua e o trânsito flui melhor”, explicou o prefeito.
O trecho recebeu nova sinalização horizontal e vertical, além de ajustes geométricos em cruzamentos estratégicos. Segundo Mabel, a próxima etapa será a criação de um binário entre a Rua T-55 e a Avenida T-10, que passarão a ter sentidos únicos. Ele também adiantou que a Avenida 85 será uma das primeiras a receber o processo de “metronização”, que vai integrar inteligência artificial à gestão semafórica.
“A sincronização já está em operação, mas a metronização será um salto tecnológico. Com ela, os semáforos vão se ajustar em tempo real ao fluxo de veículos, permitindo que os ônibus trafeguem quase na velocidade de um metrô. Nossa meta é metronizar 240 quilômetros de vias nos próximos três anos”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura, medições iniciais indicam que o novo sistema já reduziu em 28% o tempo médio de deslocamento nos horários de pico. A meta é alcançar 35% de melhoria após os ajustes finais.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que o projeto faz parte de um processo mais amplo de modernização do parque semafórico da cidade. “Hoje, apenas 17% dos semáforos estão conectados e aptos à sincronização. O restante ainda opera com tecnologia ultrapassada, sem possibilidade de atualização. Estamos trabalhando para mudar isso e trazer Goiânia para a era da mobilidade inteligente”, afirmou.