Da Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que mais de R$ 50,55 milhões já foram pagos a aposentados e pensionistas de Goiás como devolução de descontos associativos indevidos. Os valores foram creditados diretamente nas contas de 75.268 beneficiários até a última segunda-feira (20).
Além disso, outros 86.438 segurados goianos aderiram recentemente ao acordo de ressarcimento firmado pelo governo federal, o que representa 66,85% do total de pessoas habilitadas no estado — 129.301 no total.
Em todo o país, a iniciativa já resultou em R$ 2,1 bilhões devolvidos a mais de 3,1 milhões de beneficiários. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o processo busca corrigir irregularidades sem necessidade de ação judicial. “Nos comprometemos a garantir que todos fossem ressarcidos, e estamos cumprindo”, declarou.
Na nova etapa do acordo, mais de 500 mil beneficiários que haviam contestado os descontos e aguardavam resposta das associações poderão agora receber os valores de volta. A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.
Têm direito ao ressarcimento os segurados que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025, que não receberam resposta em até 15 dias úteis após contestar as cobranças ou tiveram assinaturas falsificadas e respostas irregulares. Quem possui ações judiciais em andamento também pode participar, desde que desista do processo antes do pagamento.
O prazo para contestar novos descontos vai até 14 de novembro de 2025, mas a adesão ao acordo continuará disponível depois desse período. O INSS alerta que não envia links, mensagens ou solicita dados pessoais e reforça que os únicos canais oficiais são o aplicativo Meu INSS, o site gov.br/inss, a Central 135 e as agências dos Correios.