SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mauricio de Sousa fez uma aparição durante a pré-estreia de sua cinebiografia na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca Brasileira, nesta terça (22). Ao lado de filho, Mauro, o cartunista estava de cadeiras de rodas.

Prestes a completar 90 anos, o criador da “Turma da Mônica” ganha agora a cinebiografia “Mauricio de Sousa: O Filme”, que chega quatro dias antes de ele assoprar as velinhas. O longa estreia na próxima quinta (23).

Mauricio está recluso e parou de dar entrevistas. Ele cancelou de última hora, na semana passada, uma rara aparição pública — iria à cerimônia de abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para receber uma homenagem.

Escrita e dirigida por Pedro Vasconcelos com apoio de Rafael Salgado, a obra vai da infância de Mauricio em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, à juventude na cidade grande, onde o cartunista teve de ralar para transformar desenho em trabalho. Eram os anos 1950, quando os quadrinhos no país ainda eram, em grande parte, traduzidos do inglês.