SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A OpenAI lançou nesta terça-feira (21) o ChatGPT Atlas, navegador da internet com inteligência artificial generativa integrada.
O aplicativo funciona como os tradicionais, mas com um botão no canto superior direito da tela chamado “Pergunte ao ChatGPT”, que faz o robô resumir ou analisar o que estiver sendo exibido na tela.
No modo agente, o ChatGPT Atlas interage com os sites para os usuários, que podem usá-lo para realizar tarefas do início ao fim, como realizar uma pesquisa e finalizar a compra de uma viagem.
De olho no domínio do Google Chrome, o Atlas é o mais novo produto do nascente mercado de navegadores com IA, como o Comet, da Perplexity, e o Neon, da Opera. Por enquanto, está disponível apenas para computadores da Apple (MacOS), mas chegará em breve ao Windows, iOS e Android.
Em apresentação transmitida no YouTube, o CEO da startup, Sam Altman, disse que a tecnologia representa uma oportunidade rara de repensar os navegadores de internet. As ações da Alphabet, dona do navegador Chrome, caíam mais de 2% nesta terça-feira.
O Google adicionou no mês passado recursos do Gemini ao seu navegador, hoje o mais usado no mundo. A atualização ocorreu após um juiz dos Estados Unidos poupar a empresa de vender o Chrome em um processo antitruste, em uma vitória para empresa.
Antes da decisão, as startups Perplexity e a própria OpenAI manifestaram interesse em comprar o navegador.