SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Lançado em maio de 2021, o Volkswagen Taos vai passar por sua primeira mudança no mercado nacional, e as novidades começam pela troca de cidadania. Antes importado da Argentina, o SUV médio passa a vir do México. Ambos os países têm acordos comerciais com o Brasil.
As primeiras unidades chegam em novembro. O modelo recebe nova frente na linha 2026, que traz faróis mais estreitos e com novos blocos ópticos. O estilo remete aos automóveis elétricos vendidos pela marca na Europa.
Mas o Taos nada tem de eletrificação. O SUV mantém o motor 1.4 turbo flex (150 cv) conciliado ao câmbio automático de seis marchas. É o mesmo conjunto utilizado nos compactos Nivus GTS e no T-Cross 250 TSI.
Por dentro, o utilitário de porte médio vem com nova central multimídia e revestimentos que aparentam melhor qualidade. Esse era um dos pontos fracos do carro, que trazia plásticos duráveis, mas que remetiam a automóveis de valor mais baixo.
A Volkswagen ainda não divulgou os preços da linha 2026, mas não se espera por uma variação grande em relação ao cobrado pelo Taos 2025, que custava a partir de R$ 206.990. Entretanto, havia promoções frequentes, com descontos que superavam os R$ 20 mil e pagamento facilitado.
O SUV médio da Volks sempre foi pouco lembrado pelo consumidor brasileiro. O modelo teve 11,3 mil unidades emplacadas entre janeiro e setembro, o que significa uma queda de 6,5% em relação ao mesmo período de 2024. Enquanto isso, o líder Toyota Corolla Cross cresceu 47,6% e chegou a 52 mil licenciamentos no acumulado deste ano.
Os dados da Fenabrave (associação das montadoras) mostram que até o veterano Jeep Compass avançou, tendo chegado a 42,5 mil unidades vendidas nos primeiros nove meses de 2025 uma alta de 20,2% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Há ainda os novos concorrentes híbridos chineses, como o GAC GS4, o Haval H6, o Jaecoo J7 e o BYD Song Pro.
Os líderes de mercado têm como vantagens a produção nacional, que garante maior número de versões e menos limitações de volume. O novo Taos não deve ser um campeão de vendas, mas a Volkswagen deseja melhorar seus números de emplacamento ao longo de 2026.