SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A pane ocorrida nos serviços de nuvem na AWS (Amazon Web Services) nesta segunda-feira (20) é a terceira enfrentada pela empresa desde 2020 e as três tiveram a mesma origem: a central de data centers em Virgínia do Norte, no leste dos EUA.

A falha desta segunda atingiu mais de 500 sites e aplicativos em todo o mundo, incluindo empresas no Brasil como o Mercado Livre e o PicPay. Serviços da Amazon, como o PrimeVídeo e a Alexa, plataformas financeiras, de jogos populares (Fortnite, Roblox e outros), redes sociais como o Snapchat e até sites de vendas de ingressos do time inglês de futebol Tottenham ficaram fora do ar desde as 3h30 (horário de Brasília).

A AWS chegou a informar às 7h35 que a maioria dos serviços estava sendo normalizada, mas a empresa voltou a relatar uma nova pane às 11h14, sem dar uma estimativa de retorno.

De acordo com a empresa, houve uma falha na “região leste 1 dos EUA”, em Virgínia do Norte. O mesmo local também enfrentou problemas em 2020 e 2021, impactando os serviços de nuvem da Amazon.

Em 25 de novembro de 2020, uma falha nos servidores da Virgínia do Norte interrompeu o funcionamento do Amazon Kinesis, responsável por coletar, processar e analisar dados em tempo real, repassando-os para os clientes da AWS, a maioria deles na América do Norte.

Sites como o dos jornais The New York Times e Washington Post, da rede social Flickr, do serviço iRobot e da corretora de criptomoedas Coinbase chegaram a ficar fora do ar. De acordo com a AWS, o problema começou por volta das 9h15 (horário de Brasília) e foi resolvido completamente às 22h23.

Pouco menos de um ano depois, em 7 de dezembro de 2021, outra falha na mesma central da AWS voltou a gerar instabilidade em aplicativos e sites, mas agora com proporções mundiais. Serviços oferecidos no Brasil como Amazon Prime Video, iFood, Disney+ e League of Legends foram impactados.

Segundo a AWS, houve uma pane nos serviços em nuvem às 11h30 (de Brasília) após uma atualização automática. A situação levou a um aumento na busca por conexão e houve uma sobrecarga na rede. O problema foi corrigido às 13h28, mas ainda havia lentidão, que foi sanada às 18h22.

Os servidores na Virgínia do Norte voltaram a apresentar falhas em 13 de junho de 2023 e 30 de julho de 2024, mas não houve impacto nos sites e aplicativos.