SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Mastercard anunciou, nesta segunda-feira (20), um novo cartão de crédito visando o público de “altíssima renda”, com menções ao grupo de 1% das pessoas mais ricas do Brasil, que concentra 27% da renda do país.

De olho na mudança de comportamento entre os ricos, que têm trocado itens de luxo por experiências extravagantes, o cartão oferece vantagens em três pilares: gastronomia, entretenimento e viagens.

“É um público pequeno, muito exigente e sofisticado e que concentra uma parte importante do dinheiro no país”, afirmou o presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni. Essa parcela, segundo dados apresentados pela bandeira de cartão de crédito, tem renda média anual de R$ 4,6 milhões por ano e cresce cinco vezes mais rápido do que o restante da população.

O novo cartão da empresa, chamado de world legend (lenda mundial), faz parte de uma estratégia para cobrir um novo nicho da população, mais seleto do que o público-alvo do cartão black, o atual produto de luxo da bandeira. A Mastercard começa a ofertar o world legend em parceira com sete bancos —Banco do Brasil, Itaú, BTG, C6, Picpay, Sicoob e Sisprime.

De acordo com Tangioni, até o final da semana, deve haver um oitavo nome.

Terceiro maior mercado da Mastercard no mundo, o Brasil será o segundo país a receber o produto que chegou aos Estados Unidos em julho. “Dependendo da métrica e de câmbio, [o Brasil] é o segundo maior”, afirma Tangioni. O lançamento é global e deve chegar a outros países em breve.

A companhia também divulgou que trabalha na reabertura da sala VIP no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). O espaço retornará com menu exclusivo de Alex Atala, ambiente de relaxamento e spa, além de sala de degustação de vinho e uísque.

“A sala ainda está em reforma, e estamos com previsão de inauguração para o mês que vem”, disse o vice-presidente de produto da Mastercard, Leonardo Linhares.

A bandeira ainda deve lançar um novo cartão como foco nas pessoas entre os 0,1% mais ricos da população, chamado exclusive legend. Esse grupo seleto receberá como brinde seguro viagem com cobertura de até US$ 1 milhão, vantagens na locação de automóvel, além de uma passagem de brinde na compra de bilhetes aéreos de primeira classe de 11 companhias aéreas, que ainda serão anunciadas.

“Queremos que nossos clientes compartilhem as experiências com suas pessoas queridas”, disse Linhares.

Outro brinde incluso no cartão é a possibilidade de fazer check-out em hotéis a qualquer hora. “Vou deixar minha mala na recepção? Vou pagar uma diária a mais? O cliente world legend não precisará se preocupar com nada disso”, detalhou Linhares.

No eixo da comida, a Mastercard selou uma parceria com o guia Michelin para oferecer gratuitamente serviço de manobrista em 12 restaurantes das capitais fluminense e paulista. A lista inclui Casa 201, Corrutela, D.OM., Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kazuo, Jinoshita, Kuro, Mani, Oizumi Sushi, Ryo Gastronomia e Tangará Jean-Georges.

Os consumidores VIPs ainda receberão curadoria de arte com Nara Roesler, que organizará encontros com artistas, colecionadores e outros curadores para discutir arte contemporânea.

O cartão também garante acesso preferencial a feiras de arte pelo mundo, inclundo Sp-Arte, Art-basel, na Suíça, França e Estados Unidos, além de eventos em Nova York.

“O black foi lançado há 20 anos, e sentimos que precisávamos de um produto novo para o público de altíssima renda”, disse o presidente da companhia no país.

O cartão ainda terá programa de pontuação —cada instituição financeira emissora definirá os critérios, assim como o valor da anuidade.

A Mastercard, que responde por 51% das transações com cartões no país, vê sua fatia no total de pagamentos realizados no Brasil cair desde o lançamento do Pix no fim de 2020, embora o volume transacionado tenha aumentado.

Atualmente, o Pix responde por 51% das transações no Brasil em quantidade. Desde seu lançamento, a fatia dos pagamentos com cartão de crédito caiu de 20% para 14%, e a dos cartão de débito, de 26% para 11%, de acordo com estatísticas do BC.

De acordo com Tangioni, o novo cartão da Mastercard visa mais posicionamento estratégico no mercado entre um público de grande influência do que volumes de receitas. “Vai ter um controle da quantidade de cartões emitidos, vai ser um produto colocado nas mãos corretas.”