SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ele tirou Madonna de um hiato de quase dez anos sem dar entrevistas. E não foi uma entrevista curta: Jay Shetty levou a “rainha do pop” a um podcast pela primeira vez na vida –o seu, chamado “On Purpose” (de propósito, em português)–, onde ela ficou por mais de duas horas destrinchando detalhes sobre sua trajetória espiritual.

Praticantes da cabala, Madonna e Shetty passaram boa parte da entrevista trocando figurinhas. Citaram nomes conhecidos de ambos, como o primeiro instrutor de ioga da cantora, e anuiram um ao outro o tempo todo em frases como: “Sucesso é espiritualidade e ponto final.”

Em seus dois best-sellers internacionais, “8 Regras do Amor” e “Pense como um Monge”, ambos publicados no Brasil pela editora Sextante, Shetty não foge muito desse tipo de discurso, focado no sucesso individual. “Sua missão é compartilhar a sabedoria atemporal de forma acessível e prática”, diz sua descrição no site da editora.

“Ajudarei você a reconfigurar sua vida de modo a poder tomar decisões com intenção, propósito e segurança”, escreve ele nas primeiras páginas do best-seller.

Uma semana antes de estourar com a entrevista de Madonna, Shetty arrancou de Emma Watson suas primeiras declarações contundentes sobre J.K. Rowling. A guinada à direita da autora de “Harry Potter” era até então assunto evitado pela atriz.

Nomes como Will Smith, Kim Kardashian, Michelle Obama, os atletas Lewis Hamilton e Kobe Bryant e, mais recentemente, Cardi B e Selena Gomez já estiveram no “On Purpose” falando sobre suas jornadas espirituais.

Shetty também atua como celebrante. Casou ninguém menos que Ben Affleck e Jennifer Lopez em 2022, quando eles reataram após duas décadas separados (o casamento durou dois anos).

Também são figuras frequentes no podcast dele especialistas em relacionamentos, emagrecimento ou saúde mental, sempre apresentados como “o número um” em suas respectivas áreas.

DA ALTA SOCIEDADE AO MONASTÉRIO

Nascido em Londres, filho de indianos, Jay Shetty tem 38 anos. Estudou na Queen Elizabeth’s School, colégio da alta sociedade britânica e se graduou em administração na tradicional universidade City St. George.

Viveu por três anos em um mosteiro budista, estudando as escrituras sagradas. “Todos os meus pertences cabiam em um escaninho”, conta no livro.

A decisão de viver como monge inicialmente decepcionou os pais de Jay, que cobravam dele uma carreira de sucesso em tecnologia, medicina ou negócios. “Ainda me considero monge, mas muitos me chamam de ex-monge por eu ser casado”, diz ele, que é marido da influenciadora fitness Radhi Devlukia Shetty.

Em “8 Regras do Amor”, ele ensina o leitor a fazer anotações, planilhas e seguir regras que prometem ajudá-lo a evoluir espiritualmente no sentido de encontrar o amor. “A solitude é o antídoto para a solidão”, diz, em um capítulo inteiro dedicado a isso.

Além dos livros e podcasts, Shetty é sócio do aplicativo Calm e fundou com a esposa, em 2021, a Juni Tea, marca de bebidas adaptógenas.