SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Deixou o hangar da GolLog nesta sexta-feira (17) em Confins, Minas Gerais, o primeiro avião com a marca da empresa. A aeronave será usada em voos charter de cargas e não será de uso exclusivo da parceria com o Mercado Livre.
O investimento, de valor não revelado, é uma estratégia da empresa para diversificar as rotas e inicia a operação na próxima segunda-feira (20).
“Vamos começar a explorar mercados que não são regulares para a GolLog. Serve como fretamento de aeronaves cargueiras”, afirma Patrícia Bello, diretora-geral da companhia.
É também uma tentativa de adicionar números de fretamento além do serviço prestado para o Mercado Livre. A nova aeronave, um Boeing 737, com capacidade para 23 toneladas, será utilizada também como backup entre 4h e 7h, o chamado prime hour, para as cargas do marketplace.
Mas durante o dia, será utilizada para transportar encomendas de outras empresas. Será dedicada a cargas que exigem flexibilidade de horário e logística diferenciada.
A GolLog já tinha outras oito aeronaves próprias, mas elas são de uso exclusivo da parceria da empresa com o Mercado Livre, iniciada em 2022. No ano passado, foram feitos 2,9 milhões de envios, com o total de 131,5 mil toneladas. O faturamento foi superior a R$ 1 bilhão. São oito aeronaves de uso exclusivo para levar os produtos de e-commerce.
Até a compra do novo Boeing 737, as cargas transportadas pela GolLog que não fossem do Mercado Livre tinham de ser encaixadas na escala de voos comerciais da Gol, no chamado transporte belly, na barriga do avião. Como tem de levar também as bagagens dos passageiros, o limite usado era de duas toneladas.
“Abrimos um leque de oportunidades, principalmente para segmentos que têm demandas muito emergenciais”, completa a diretora-geral. “Há o mercado automobilístico, produtos de saúde, fármacos, vacinas que precisam chegar em grande volume a um determinado destino. A gente consegue atender demandas que batiam na nossa porta e não havia desenho operacional.”
A ideia é que a aeronave seja alocada, a depender da demanda, para atender cidades do Norte e do Nordeste do Brasil.
“São os destinos de cargas mais amplamente procurados pelos nossos clientes. Faz parte da nossa estratégia atender a essas regiões no menor tempo possível e fazer com que cheguem no mesmo dia”, finaliza Bello.