Da Redação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização nesta sexta-feira (17/10) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realize, neste sábado (18/10), uma comemoração de 15 anos para sua filha mais nova. O evento será um almoço restrito, realizado na própria residência onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde agosto.
Conforme a decisão, poderão entrar no local nove convidados previamente listados pela defesa — seis integrantes do grupo de orações liderado por Michelle Bolsonaro, além da senadora Damares Alves, da madrinha da aniversariante e do maquiador Agustin Fernandez. O ministro determinou que todas as visitas sigam rigorosamente as condições impostas pela Justiça e que os veículos sejam vistoriados ao deixar o imóvel.
A defesa alegou que o encontro tem caráter estritamente familiar, sem qualquer intenção política, e que participariam também alguns amigos adolescentes da aniversariante, não incluídos na lista oficial por serem menores de idade.
Preso por descumprir medidas cautelares em um inquérito que apura coação no curso do processo, o ex-presidente segue monitorado e teve recentemente um pedido de revogação da prisão domiciliar negado. Ao manter as restrições, Moraes destacou que ainda há risco de fuga, especialmente após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.