SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com nove gols nos últimos dez jogos, Vitor Roque, do Palmeiras, caminha para superar Kaio Jorge, do Cruzeiro, e assumir a artilharia do Brasileiro. E a “troca de posições” pode acontecer daqui a apenas cinco jogos.
O camisa 9 alviverde é o terceiro jogador com mais gols no campeonato, com 12, enquanto Kaio Jorge é o líder, com 15. Vitor Roque divide a colocação com Vegetti, atacante do Vasco.
Roque, porém, tem média de 0,9 gol por jogo, enquanto o artilheiro do Cruzeiro tem média de apenas 0,2. O levantamento considerou o desempenho dos atacantes em seus respectivos dez últimos jogos.
Se mantiver a marca, o palmeirense baterá 16 gols em um intervalo de até cinco partidas. E a “contagem regressiva” pode ser menor, já que Vitor Roque anotou quatro nos últimos três jogos que disputou.
Próximos jogos do Palmeiras pelo Brasileiro
19/10, às 16h (de Brasília) – Flamengo (fora)
26/10, às 20h30 (de Brasília) – Cruzeiro (casa)
2/11, às 18h30 (de Brasília) – Juventude (fora)
6/11, às 21h30 (de Brasília) – Santos (casa)
9/11, às 20h30 (de Brasília) – Mirassol (fora)
Com o melhor percentual em dez jogos, Vitor Roque não será ameaçado sequer pelo atual vice-artilheiro Arrascaeta. O meia do Flamengo tem 14 bolas na rede, mas média, neste intervalo, de 0,4 gol por partida.
Artilharia do Brasileiro
1 – Kaio Jorge (Cruzeiro) – 15 gols
2 – Arrascaeta (Flamengo) – 14 gols
3 – Vegetti (Vasco) e Vitor Roque (Palmeiras) – 12 gols
4 – Pedro (Flamengo) – 11 gols
5 – Reinaldo (Mirassol) e Flaco López (Palmeiras) – 10 gols
Desempenho nos últimos 10 jogos
1 – Vitor Roque (Palmeiras) – 9 gols
2 – Flaco López (Palmeiras) – 7 gols
3 – Pedro (Flamengo) – 6 gols
4 – Arrascaeta (Flamengo) – 4 gols
5 – Vegetti (Vasco) e Reinaldo (Mirassol) – 3 gols
6 – Kaio Jorge (Cruzeiro) – 2 gols
CRESCIMENTO APÓS DUPLA COM FLACO LÓPEZ
Oito dos 12 gols de Vitor Roque no Brasileirão aconteceram após o início da parceira com o argentino. Dois deles, inclusive, contaram com assistência do camisa 42 alviverde.
Se contar outras competições, o camisa 9 mais que dobrou seu número de tentos desde a criação de “Flaco Roque”. No intervalo, foram 11 bolas na rede, totalizando 16 na temporada.
Ele, inclusive, está a cinco gols de igualar sua temporada mais goleadora da carreira. Em 2023, pelo Athletico, o atacante marcou 21 vezes.
Flaco López também se beneficiou e já faz o seu melhor ano. O camisa 42 chegou, na quarta-feira, a 23 gols no ano, superando o desempenho do ano passado, quando anotou 22 em 61 partidas.
Com a dupla de ataque afiada, o Palmeiras se prepara para enfrentar o Flamengo no Maracanã. A partida acontece no domingo, às 16h (de Brasília) e é válida pela 29ª rodada.