SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após três anos de hiato, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo volta a acontecer na capital paulista. A quarta edição do evento começa nesta sexta (17) e reúne oito espetáculos com apresentações grátis até 26 outubro.
O evento leva o nome Dona Ruth, uma homenagem a Ruth de Souza (1921-2019), atriz pioneira das artes cênicas -foi a primeira negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1945. Também tem trajetória marcante na TV e no cinema brasileiro.
Em sintonia com esse legado, a programação do festival exalta a produção artística negra do Brasil e do exterior.
O festival começou em 2019, idealizado pela gestora cultural Ellen de Paula e pelo dramaturgo Gabriel Cândido. Em 2020, tornou-se remoto devido à pandemia e em 2021 aconteceu de maneira híbrida.
Depois disso, o evento deixou de acontecer devido à falta de patrocínio. Nesse ano, está sendo realizado com recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. A curadoria segue com Cândido e com a atriz Soraya Martins.
É a primeira vez que o festival Dona Ruth tem espetáculos internacionais na agenda. Vem ao Brasil o grupo Ritual Cubano Teatro, que traz a montagem “Kid Chocolate”. A peça acompanha um boxeador que busca o paraíso em sessões no sábado (25), às 20h, e no domingo (26), às 17h, no Sesc 24 de Maio.
A outra atração internacional é “Atarugao Rostros Invisibles”, montagem que explora a dança contemporânea, o teatro e a música afro da região do oceano Pacífico. Inédito no Brasil, o espetáculo é interpretado pela Fundación Afrocolombiana Casa Tumac, da Colômbia.
Conta a história de seis homens negros que enfrentam desafios ao chegarem em uma metrópole em busca de oportunidades. As apresentações acontecem na terça (2) e na quarta (2), às 20h, no Itaú Cultural.
A programação tem ainda seis espetáculos nacionais. Um destaque é “Herança”, da Cia. Burlantis, de Belo Horizonte. A peça abre o festival Dona Ruth na sexta (17), às 19h, também no Itaú Cultural. Em cena, o artista Maurício Tizumba celebra 50 anos de carreira. A direção é de Grace Passô.
No Instituto Brasileiro de Teatro, a Cia. Sacana de Teatro e Dança apresenta “Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica”, espetáculo que trata sobre a vida de pessoas trans e travestis. A sessão acontece na quinta (23), às 20h.
Já “Danúbio”, do Grupo Sutil Ato, mostra as contradições de pensamentos de uma pessoa quando ela é criança e depois, adulta. As apresentações acontecem na sexta (24) e no sábado (25), às 20h, no Sesc Bom Retiro.
Para assistir às apresentações que acontecem no Itaú Cultural, é preciso reservar ingressos com antecedência pelo site da instituição. Nos outros espaços, os tíquetes para as peças são liberados na bilheteria uma hora antes cada sessão.
Oficinas ministradas pelas companhias do festival, mesas de debates com os artistas e lançamentos completam a programação do evento.
4ª EDIÇÃO DONA RUTH: FESTIVAL DE TEATRO NEGRO DE SÃO PAULO
Endereços múltiplos. De 17 a 26/10. Grátis. Programação em @donaruth.ftnsp