SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O mercado se abriu para o Honda WR-V. O SUV compacto chegaria às lojas ao mesmo tempo que seu principal concorrente, o Yaris Cross. Contudo, o vendaval que destruiu parcialmente a fábrica de motores de Porto Feliz (interior de São Paulo) mudou o cronograma: o novo Toyota chegará em 2026.

O modelo da Honda entra em pré-venda nesta sexta (17), e as primeiras estão previstas para novembro, quando poderá ser visto na rede concessionária.

O preço parte de R$ 144,9 mil na versão EX, que já traz o pacote de segurança Sensing. Há seis airbags, frenagem autônoma e sensores que leem as faixas do asfalto e mantêm o carro em sua pista. O ar-condicionado tem ajuste automático de temperatura e há saídas de ventilação para o banco traseiro.

A versão EXL (R$ 149,9 mil) vem com forrações de material que imita couro, barras transversais no teto e carregador de smartphone por indução. Ambas as opções são equipadas com motor 1.5 flex (126 cv) e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), que simula sete marchas.

A cabine ampla é o principal destaque. São 2,65 m de distância entre os eixos, 4 cm a mais que o HR-V (a partir de R$ 163,2 mil), modelo que passou por uma renovação discreta neste ano.

Do antigo WR-V só resta o nome. A geração anterior era basicamente um Honda Fit com suspensão reforçada. O novo tem, de fato, o estilo de um utilitário esportivo, com visual quadrado e teto alto. O porta-malas é profundo e oferece 458 litros de capacidade. Dá para colocar quatro malas de porte compacto na vertical e ainda sobram cantinhos para acomodar mochilas.

Os problemas do novo Honda estão nos pontos negativos que persistem em todos os modelos que compartilham essa plataforma de compactos. Motoristas com mais de 1,80 m terão dificuldade em achar uma boa posição ao volante, já que o trilho do banco é curto e não permite recuar muito o assento.

Por se tratar de um automóvel mais em conta do que o HR-V, o novo WR-V deve apresentar o mesmo barulho de transmissão que surge sempre que é necessário acelerar mais forte. Embora seja eficiente, o câmbio CVT da marca merece um tratamento acústico melhor.

Enquanto o Toyota Yaris Cross não chega, o modelo da Honda vai disputar mercado com os líderes Hyundai Creta (a partir de R$ 151.290), Volkswagen T-Cross (R$ 155.990 na versão 200 TSI) e Chevrolet Tracker (R$ 142.490 na opção LT).

O WR-V leva vantagem no pacote de segurança disponível desde a opção de entrada e por oferecer mais espaço tanto na cabine quanto no porta-malas. Porém, a falta de motorização turbo e a ausência de teto solar entre os itens opcionais pesam contra a novidade.

HONDA WRV EX

– Preço: R$ 144,9 mil (outubro/2025)

– Motorização: flex, 1.497 cm³; 126 cv com etanol ou gasolina a 6.200 rpm

– Torque: 15,8 kgfm com etanol e 15,5 kgfm com gasolina a 4.600 rpm

– Transmissão: câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas

– Pneus: 215/55 R17

– Peso: 1.273 kg

– Porta-malas: 458 litros

– Comprimento: 4,33 m

– Largura: 1,79 m

– Altura: 1,65 m

– Entre-eixos: 2,65 m

– Capacidade do tanque: 44 litros

– Consumo urbano (km/l): 8,2 (etanol) e 12 (gasolina)

– Consumo rodoviário (km/l): 8,9 (etanol) e 12,8 (gasolina)

_Dados sobre preço, potência, dimensões e capacidades são de responsabilidade da montadora; números de consumo foram divulgados pelo Inmetro de acordo com seus padrões de medição_