RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Em Terrassa, cidade espanhola próxima a Barcelona, autoridades decidiram proteger os gatos pretos, historicamente associados à má sorte ou ao oculto. Nos próximos dias, a adoção desses felinos será proibida, especialmente próximo ao Halloween, para evitar que sejam usados em “rituais” perigosos.
A medida, anunciada pelo Serviço de Bem-Estar Animal de Terrassa em 6 de outubro, determina que qualquer pedido de adoção ou acolhimento de gatos pretos será negado entre 1º de outubro e 20 de novembro. Segundo o comunicado municipal, a decisão visa prevenir “situações de risco […] derivadas de superstições, rituais ou usos irresponsáveis” durante o período de Halloween, comemorado mundialmente em 31 de outubro.
O serviço municipal destacou ainda que “esta medida tem caráter estritamente preventivo e temporário e não implica nenhuma discriminação em relação à cor ou às características dos animais”.
O vereador do Bem-Estar Animal, Noel Duque, explicou ao Diario de Terrassa que a prefeitura “não podia virar o rosto” diante de um “tema tão sombrio”. Atualmente, segundo AFP, a cidade espanhola abriga cerca de 9.800 gatos, de acordo com dados municipais.
.