SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No último domingo (12), Luciano Huck anunciou no Domingão (Globo) uma promoção de seu Familhão em parceria com a Chilli Beans.

Os clientes que aderissem ao programa poderiam resgatar um par de óculos da marca por apenas 20 pontos de crédito. A adesão custa R$ 20 mensais. A promoção, no entanto, ficou fora do ar, deixando centenas de clientes frustrados. Alguns relatam que chegaram a pagar o frete dos óculos, valor à parte da oferta, e mesmo assim não receberam o produto.

Na página da Chilli Beans no Instagram, a postagem da promoção reúne mais de 2 mil queixas de clientes. A maioria diz que o site saiu do ar na hora de pagar o frete.

No Reclame Aqui, a página do Familhão tem mais de 450 reclamações não respondidas feitas nos últimos três dias -a maior parte delas sobre a promoção dos óculos. Usuários falam em “propaganda enganosa”, “dificuldade em resgatar óculos” e “dificuldade de acesso à promoção”.

A professora Karynne Simião, 43, de Ribeirão Preto (SP), diz que passou desde domingo (12) até a tarde desta quarta-feira (15) tentando concluir a aquisição.

“Estou frustrada com o Familhão”, diz Karynne à reportagem. “Guardei meus créditos para pegar um óculos, saiu a 20 pontos de crédito, mas não consegui nada. Estou tentando até agora e dá erro. A gente tem a sensação de que está sendo enganada”, diz ela, que afirma ter tentado contato com o atendimento ao cliente “várias vezes”.

“Sou cliente do Familhão desde que surgiu. Sou louca por um óculos da Chilli Beans, fiquei três horas tentando conseguir. Se você resgatar sabonete, coisa baratinha, dá certo. Mas não consigo resgatar o que eu queria”, reclama Karynne. “Luciano Huck diz que é tão justo com os brasileiros.”

‘TECNOLOGIA DE PONTA’

No site oficial do Familhão, a plataforma afirma ter “tecnologia de ponta” e “conectar grandes marcas de consumo a seus clientes potenciais em um ambiente favorável e justo para todos.”

Os usuários, no entanto, afirmam que não é bem assim. “Primeiro não funciona nada, depois confirmamos o pedido e não aparece como pagar o frete. Precisam rever essa plataforma e, se não for isso, precisamos de uma explicação. Merecemos respeito!”, reclama a usuária Kau Colavolpe no Instagram.

A cliente Flávia Soeiro afirma que conseguiu pagar o frete dos óculos, mas até agora a compra não consta em seu histórico no site do Familhão. Até o momento, perdeu o dinheiro do frete.

Outra cliente, Karina Marciano, de 26 anos, relata que não conseguiu finalizar a compra. “Apareceu a mensagem: ‘Desculpe, tivemos uma instabilidade momentânea, em alguns minutos você poderá continuar com seu pagamento, fique de olho no Whatsapp.’ Até agora não chegou nada, cancelou, fiz de novo, mesma mensagem.”

Na rede social, o perfil do Familhão enviou resposta padrão para todos os usuários que se queixaram. “Oi, Familover! Muita gente entrou ao mesmo tempo, mas ainda dá tempo de participar! A promoção foi estendida até o dia 13/10, às 23h59”, diz a mensagem. “De que adianta prorrogar se não dá para pagar?”, questiona a usuária Danyella Nunes.

OUTRO LADO

Na página do Familhão no Reclame Aqui, a empresa afirma que “a ação de óculos a 20 créditos foi arrasadora e pode ter causado algumas instabilidades no site.”

“A boa notícia é que o Familhão tem um cupom que você pode usar na loja física e ter 20% de desconto na linha clássica. Em breve, teremos novas ofertas no ar para você aproveitar. Fique de olho no seu Familhão”, diz a mensagem publicada no Reclame Aqui.

A Chilli Beans foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou sobre o assunto. Um dos executivos da marca, Felipe Selau, foi encontrado morto na última terça-feira (14) e sepultado nesta quarta (15).

O QUE É O FAMILHÃO

O Familhão é uma plataforma pertencente à empresa D+V Engajamento e Intermediação. Luciano Huck é sócio e principal garoto propaganda do produto, que afirma ter o “objetivo de transformar vidas, realizar sonhos e levar esperanca, diversao e ganhos reais aos brasileiros.”

A ideia é parecida com o antigo Carnê do Baú, criado por Silvio Santos. Os assinantes pagam R$ 20 mensais e podem resgatar esse valor em produtos de marcas parceiras, como Cacau Show, Domino’s Pizza, 99, Natura, Petlove, Riachuelo e outras. A assinatura ainda dá direito a concorrer a sorteios de R$ 1 milhão.