SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A organização sem fins lucrativos TED anuncia nesta quarta-feira (15) o empresário e educador Sal Khan, chefe da Khan Academy, como novo líder executivo da entidade. Além dele, Logan McClure Davda assume como CEO da organização.
A chegada de Khan acontece nove meses após Chris Anderson deixar a liderança do TED, papel que desempenhou por 25 anos.
Segundo a organização, o processo de saída de Anderson se iniciou no primeiro semestre e movimentou os bastidores do TED, que chegou a receber diversas propostas de aquisição, mas optou por reafirmar seu compromisso de seguir operando como uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a compartilhar conhecimento e ideias de forma gratuita.
“Desde o início, nosso objetivo era encontrar uma maneira para o TED aumentar seu impacto enquanto preservava sua alma. Sal Khan incorpora o espírito de generosidade e curiosidade que define o TED. Ele é um visionário que provou que tecnologia e aprendizado podem servir à humanidade em grande escala, sem perder integridade ou coração”, disse Chris Anderson em comunicado.
Com assento no conselho do TED, Khan terá como objetivo orientar a estratégia de longo prazo da organização, moldar a missão do TED em torno da aprendizagem contínua, engajamento comunitário e uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, para aprofundar a compreensão humana. Ele também seguirá comandando a Khan Academy.
“O TED tem sido um dos grandes amplificadores de ideias do mundo. Estou honrado em ajudar a conduzir seu próximo capítulo, que capacitará ainda mais pessoas em todos os lugares para aprender, conectar-se e colaborar por um futuro melhor”, disse Khan em nota.
Quadro interno do TED, Logan McClure Davda será a CEO da organização neste próximo ciclo e assume o posto que foi comandado por Jay Herratti nos últimos 11 anos. Herratti seguirá como conselheiro da organização.
“Logan traz uma profunda compreensão da cultura, valores e comunidade do TED. Sua parceria com Sal dá ao TED a combinação ideal de imaginação visionária e liderança operacional confiável”, complementou Chris Anderson.
Segundo a organização, Anderson seguirá no conselho do TED e vai atuar na captação de recursos, construção de comunidade e dará apoio como curador.
A oficialização da troca será feita em Vancouver, durante evento especial do TED no ano que vem.