Curso no Detran sobrefiscalização de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar realizaram, nesta terça-feira (14/10), a aula inaugural do Curso de Aprimoramento de Prevenção e Fiscalização de Trânsito (CAPTRAN).

A capacitação tem como objetivo qualificar policiais militares para atuação nos Núcleos de Policiamento Ostensivo de Trânsito em todas as regiões do estado, ampliando a presença das forças de segurança nas ações de fiscalização e prevenção de sinistros.

O curso, com duração de cinco semanas e carga horária de 220 horas/aula, conta com a participação de 68 policiais militares e abordará temas como legislação de trânsito, fiscalização de alcoolemia, prevenção de sinistros e atendimento de ocorrências viárias.

Aula inaugural

A aula inaugural contou com palestra do professor e especialista em legislação de trânsito Julyver Modesto, uma das maiores autoridades do país no tema. Autor de 31 livros e assessor da Associação Nacional dos Detrans (AND), Julyver apresentou uma visão geral da legislação de trânsito em vigor no país, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas 50 leis de alteração, além das principais resoluções do Contran.

“A capacitação profissional na área de trânsito é fundamental, principalmente em termos jurídicos, pois a legislação muda com frequência. É essencial que o profissional esteja sempre atualizado para aplicar corretamente as normas”, ressaltou Julyver Modesto.

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destacou a importância da parceria entre o Detran e as forças de segurança.

“Os recursos arrecadados com multas e licenciamentos retornam diretamente ao cidadão, reforçando as forças de segurança – em especial a Polícia Militar, que realiza o policiamento ostensivo em todo o estado. A descentralização das ações, como a Balada Responsável, vai garantir mais presença e fiscalização nos municípios goianos”, afirmou.

Ampliação da fiscalização de trânsito

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja, contou que a expansão dos núcleos de trânsito é essencial para fortalecer a atuação das equipes em todo o território goiano.

“Com esses cursos, ampliaremos a presença da PM e do Detran nos 21 regionais de trânsito que possuímos. Isso vai permitir apoiar ainda mais as operações de fiscalização e ampliar o alcance das ações educativas e preventivas”, destacou.

Por meio de convênio firmado com a PM, o Detran-GO é responsável por viabilizar a estrutura necessária à implantação dos núcleos de trânsito, incluindo recursos financeiros, doação de etilômetros, dispositivos de sinalização, motocicletas e viaturas.

O post Detran e PM qualificam policiais para reforçar fiscalização de trânsito em todo o estado apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora