SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cinco corujas-águias (Bubo bubo), uma das maiores espécies do mundo, nasceram entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro no Zoológico de São Paulo.

A espécie é nativa da Europa, da Ásia e do norte da África.

Exames de DNA serão realizados nos próximos dias para identificar o sexo dos cinco filhotes.

Os ovos foram incubados artificialmente, em ambiente com controle de umidade e temperatura —estratégia adotada para garantir o sucesso reprodutivo quando os animais são inexperientes ou fazem parte de espécies ameaçadas.

O casal de corujas que gerou os filhotes chegou recentemente de um criadouro localizado em Minas Gerais e esta é a primeira postura dos animais.

Cada filhote nasceu com cerca de 30 gramas e podem chegar a quatro quilos, 75 centímetros de altura e envergadura das asas de até 1,80 metro.

Os quatro recebem alimentação rica em proteínas e passam por monitoramento constante de peso, temperatura e desenvolvimento.

“A coruja-águia é uma predadora de topo e exerce papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, controlando populações de pequenos e médios vertebrados”, diz Fernanda Vaz Guida, chefe do setor de aves do zoológico.

O Zoo SP funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (visitação até 17); e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (visitação até 18h).

Em outubro, a entrada é gratuita para crianças acompanhadas de um adulto pagante.