
A Polícia Penal de Goiás instituiu o primeiro Laboratório de Inovação para Soluções em Gestão Prisional (LISGP), com a finalidade de criar um ambiente de experimentação e desenvolvimento colaborativo de soluções inovadoras para os desafios da gestão prisional.
Entre suas competências, o LISGP buscará prospectar, desenvolver, prototipar e validar soluções tecnológicas e novos modelos de gestão aplicáveis à realidade do sistema prisional, além de promover eventos como workshops, hackathons e seminários para a geração de ideias e o compartilhamento de conhecimento.
“O Laboratório de Inovação reforça o compromisso da instituição com a governança digital, a simplificação de rotinas e a gestão baseada em evidências”, destaca o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires.
O LISGP também deverá atuar de forma integrada com o ecossistema de inovação do Estado de Goiás, buscando parcerias estratégicas com a Rede Goiana de Laboratórios de Inovação.
A Rede conecta unidades de inovação de diversos entes públicos do estado ao ecossistema de inovação, unindo forças para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios de Goiás.
Além disso, ele também vai auxiliar na articulação com as estruturas da política estadual de inovação, ciência e tecnologia. Neste sentido, já foi solicitado o ingresso na Rede Goiana de Laboratórios de Inovação.
Inovação na Polícia Penal de Goiás
Nos últimos anos, a Polícia Penal de Goiás tem implementado uma série de iniciativas voltadas à inovação no setor público.
Exemplo é o Sistema de Gestão e Governança (Siggo), ferramenta digital patenteada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Ela se tornou essencial para o monitoramento de indicadores de desempenho, bem como do planejamento estratégico da instituição.
Outro sistema desenvolvido pelos policiais penais é o Goiaspen, um dos maiores sistemas de gestão de população carcerária em âmbito nacional. Desenvolvido internamente, assim como o Siggo, o Goiaspen representa uma solução inovadora para a gestão integral da população carcerária de Goiás.
Atualmente, o sistema conta com mais de 300 mil cadastros de pessoas que já passaram ou estão custodiadas no sistema prisional goiano.
O post Polícia Penal de Goiás cria Laboratório de Inovação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora