SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Partes da cidade de São Paulo e outros quatro municípios da Região Metropolitana estão com problemas de abastecimento de água por causa do apagão que atingiu parte do Brasil na madrugada desta terça-feira (14).
Falta de energia atingiu a estação elevatória Santa Inês, que bombeia água do sistema Cantareira para estação de tratamento, afirmou a Sabesp. A energia no local foi restabelecida, mas o processo de fornecimento de água está em recuperação, explicou a empresa.
Na cidade de São Paulo, o abastecimento de água está comprometido em parte da zona norte e nos bairros de Cangaíba, Jardim Popular, Brás, Cursino, Vila Alpina, Jabaquara e Vila Romana. Fora da capital, as cidades atingidas foram Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras e Guarulhos.
Abastecimento vai voltar ao normal até a manhã desta quarta-feira (15), explicou a Sabesp. A recomendação é de que o uso da água seja feito “de forma consciente” nas regiões afetadas, afirmou a Sabesp.
APAGÃO ATINGIU TODAS AS REGIÕES DO BRASIL
Um incêndio na subestação de Bateias, no Paraná, causou a interrupção de energia na madrugada desta terça-feira. O problema aconteceu às 0h32 e as cargas foram retomadas à 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e às 2h30 na região Sul, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Estados mais afetados pelo apagão foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Em São Paulo, 937 mil clientes ficaram sem energia. A situação estava normalizada na manhã desta terça-feira, informou a Enel.
Equipes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vão inspecionar o local do incêndio nesta terça-feira. O órgão informou que enviou ofícios às companhias envolvidas na ocorrência, sem detalhar quais são as empresas.