SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – As Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo têm sido marcadas por surpresas nesta edição sem os principais países da América do Norte, Central e Caribe na disputa.
ZEBRAS PROTAGONISTAS
Principais seleções da Concacaf, Estados Unidos, México e Canadá não participam das atuais Eliminatórias. Por serem sedes da Copa, os três já estão garantidos no torneio do ano que vem.
Sem as principais seleções, os azarões Suriname e Curaçao assumiram o protagonismo das Eliminatórias. Ambos lideram os seus grupos na fase final e, nesta terça-feira (14), estariam na Copa do Mundo do ano que vem. Na etapa anterior, eles também terminaram suas chaves no topo.
A dupla apostou na mesma fórmula. Suriname é uma ex-colônia holandesa e recrutou jogadores do país holandês e que têm linhagem surinamesa para reforçar a seleção. Curaçao ainda é considerado um território holandês, mas no futebol joga sob sua própria bandeira, e seguiu a mesma linha, buscando atletas interessados em representarem o país.
Suriname e Curaçao ainda se livraram dos outros bichos-papões da Concacaf no sorteio da fase final. Costa Rica e Honduras, que jogaram Copas recentes, caíram na mesma chave e abriram ainda mais brecha para o protagonismo de outros países.
O QUE FALTA?
Curaçao e Suriname disputam a quarta rodada da fase final das Eliminatórias nesta terça-feira (14) são seis ao todo. O Suriname é quem tem a missão mais difícil nesta terça: a seleção enfrenta o Panamá, fora de casa. Surinameses e panamenhos têm cinco pontos cada e dividem a ponta da chave.
Suriname ainda terá El Salvador (casa) e Guatemala (fora) pela frente. Os jogos serão realizados na Data Fifa do mês que vem.
Curaçao recebe Trinidad e Tobago, o terceiro colocado da sua chave. Depois a seleção ainda vai encarar Bermudas e Jamaica, ambos fora de casa.
*
COMO ESTÃO OS GRUPOS
Grupo A
Suriname – 5 pontos (saldo +1 e 3 gols pró)
Panamá – 5 pontos (saldo +1 e 2 gols pró)
El Salvador – 3 pontos
Guatemala – 2 pontos
Grupo B
Curaçao – 7 pontos
Jamaica – 6 pontos
Trinidad e Tobago – 4 pontos
Bermudas – 0 ponto
Grupo C
Honduras – 8 pontos
Costa Rica – 6 pontos
Haiti – 5 pontos
Nicarágua – 1 ponto