SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu, na noite deste domingo (12), Cesare Paciotti, estilista, empresário e um dos principais designers de calçados da indústria de luxo, aos 69 anos. Ele estava em sua casa em Civitanova Marche, na província de Macerata, na Itália, com sua família e filhos. A causa da morte não foi informada.

A nota oficial lembra como ele escreveu uma “página fundamental na história dos sapatos Made in Italy”, ao lado da irmã Paola —ambos herdaram a empresa de sapatos artesanais dos pais, também fundada em Civitanova Marche, em 1948, quando se consolidou como um dos principais polos de fabricação de calçados do país.

“O icônico punhal pontiagudo, símbolo da marca, permanecerá como uma declaração de identidade e coragem. Ele será lembrado por seu estilo sedutor e por sua extraordinária generosidade humana”, afirma a nota.

Formado na Universidade de Bolonha, ele atuou como diretor criativo enquanto a irmã cuidava das operações da empresa, e lançou sua grife própria em 1980.

Sua principal marca foram os saltos altos no formato de uma adaga, que se tornou sinônimo da empresa. O calçada feminino com design sensual foi retomado recentemente em desfiles na Semana de Moda de Milão. Em 2007, Cesare ainda estreou uma linha completa de vestuário, a Paciotti 4US.

Beyoncé, Paris Hilton, Naomi Campbell, entre outras, estiveram entre as celebridades que usavam suas criações. As sandálias e botas com forro de pele ou adornadas com cristais tornaram-se alguns dos modelos de maior sucesso.