APARECIDA, SP (FOLHAPRESS) – A missa solene em celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada na manhã deste domingo (12) na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) confirmaram presença, mas não compareceram.

O secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), representou o governador na solenidade.

Comandada por dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a missa foi celebrada diante de 150 mil fiéis. Cerca de 40 mil romeiros chegaram à basílica a pé neste domingo, segundo ele.

Na homilia, o religioso enalteceu a necessidade de diminuir a pobreza e as desigualdades sociais no país. “Os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, aos pobres”, disse.

“O voto é uma grande bênção, é o exercício da cidadania, do poder do povo e da democracia. Os que foram eleitos devem olhar com mais carinho aqueles que os elegeram. O grande pedido da sociedade é que o povo seja ouvido. As ações devem beneficiar o povo e não alguns. Isso é fundamental.”

Ao todo, serão sete missas ao longo deste domingo, sendo que a primeira ocorre nas primeiras horas da manhã, às 5h. A última está programada para as 18h.

Neste ano, a celebração tem o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, que, segundo o santuário, “propõe uma reflexão que integra fé e o compromisso com a criação”.

“A celebração convida os fiéis, inspirados por Maria, a voltar os olhares para a proteção e valorização da vida em todas as suas dimensões”, disse a igreja.

A temática, afirmou, é voltada para esperança e está em sintonia com o Jubileu de 2025 proclamado pelo papa Francisco (1936-2025).