SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na tarde de sexta-feira (10), o resultado da etapa de manifestação de interesse da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), de 2024, conforme previsto no edital. A etapa de manifestação de interesse nas vagas esteve aberta entre os dias 8 e 23 de setembro.

Na manhã de sexta, o MGI havia divulgado o resultado errado, com a classificação geral no cargo e não a da lista de espera. O órgão pediu desculpas aos candidatos pelo erro e republicou e retificou as listas.

Ao todo, 16.443 candidatos em lista de espera foram convocados para manifestar interesse. Desses, 14.494 registraram manifestação dentro do prazo, dos quais 14.180 disseram que tem interesse em ao menos um cargo.

As respostas geraram 39.165 manifestações, distribuídas entre os diferentes cargos e especialidades oferecidos pelo certame. De acordo com a dinâmica do CPU, cada pessoa candidata pode concorrer em mais de uma vaga ao mesmo tempo. Por isso, as manifestações superam o número de candidatos. Um exemplo é uma pessoa candidata que estava na lista de espera de três cargos e desistiu de um deles, mas manifestou interesse em se manter na disputa pelos outros dois.

Os resultados estão organizados em oito tabelas, correspondentes aos oito blocos temáticos do CPNU, e abrangem 173 cargos e especialidades de níveis médio e superior. As tabelas com as listas atualizadas podem ser acessadas aqui.

Os candidatos que confirmaram interesse para um determinado cargo seguem habilitados para eventuais convocações dessa vaga. Já os que informaram não possuir interesse para um cargo específico estão eliminados da disputa por esse cargo. Aqueles que não manifestaram nenhum interesse dentro do prazo foram eliminados das listas de espera correspondentes.

Os candidatos que tenham ações judiciais que foram notificadas depois do início do prazo da manifestação de interesse serão considerados de forma automática dentro da base de candidatos em lista de espera.

A partir dessa confirmação de interesse e com a publicação dos decretos e portarias que autorizam o provimento adicional e excepcional de vagas, será feita uma chamada adicional do CNU1 ainda em 2025 para preenchimento de vagas remanescentes da primeira convocação e das novas vagas autorizadas. Para os cargos que demandam curso de formação, as convocações para matrícula serão feitas ainda em 2025 e o curso ocorrerá no primeiro semestre de 2026.  

No CNU 2025 a fase de manifestação de interesse será anterior à homologação dos resultados.