SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz Isabel Fillardis, 52, conta ter recebido cheia de entusiasmo uma missão: a de materializar a figura de Nossa Senhora Aparecida em um novo filme. O projeto será exibido no Dia da Padroeira, neste domingo (12), na TV Aparecida, às 16h e às 21h. Trata-se do longa “Aparecida: Entre a Fé e o Milagre”.
Nele, a artista vive a santa que, como gosta de dizer, já faz parte de sua trajetória desde sempre. “É muito significativo dar vida a uma figura tão emblemática para o Brasil. Eu já a havia representado de forma mais festiva no enredo de Carnaval da Vila Maria [em 2017], e me tocou bastante. Minha avó também tinha o hábito de pedir que ela me protegesse”, relembra.
Com pouco mais de uma hora de duração e dividido em três blocos, o filme do diretor Felipe Pontes conta os cinco principais milagres atribuídos à santa. Esse é o primeiro investimento da TV Aparecida em dramaturgia. E não deve ser o único.
“Esses formatos de curta duração podem virar uma tendência na emissora e já temos uma lista de possíveis santos que desejamos homenagear”, diz Pontes. Novelas, no entanto, ainda não estão no radar. “Seria algo grandioso, e temos nossas limitações”, afirma.
Segundo ele, a religiosidade dos atores não foi levada em consideração como fator principal para a escalação do elenco, mas, sim, a sensibilidade para entender e respeitar a história. “Mas muitos deles tenham demonstrado relatos de devoção durante as filmagens”, conta.
No caso de Isabel, ela conta que foi batizada na Igreja Católica, fez primeira comunhão, mas há outra parte de sua família que é espírita. Já os avós são da umbanda e essa mistura de espiritualidades, ela diz, só a ajudou.
“São compartilhamentos de saberes”, define. “Eventualmente, vou à missa, rezo, oro, peço. Tenho Jesus como grande mestre, não concordo com extremos nem crenças limitantes. Todas as formas se comunicam”, aponta.
Sobre o filme, para o qual diz ter sido chamada há dois anos e aguardava ansiosamente para que ele saísse do papel, ela conta que o público pode esperar “emoção, muitas palavras positivas sobre a fé e o amor e reflexões sobre como lidar com adversidades”.