Da Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite desta quarta-feira (8) que Israel e Hamas assinaram a primeira etapa de um plano de paz para Gaza, marcando o que ele classificou como um “momento histórico” nas negociações do Oriente Médio. O anúncio foi feito por meio de uma publicação na rede Truth Social.

Segundo Trump, o acordo prevê a libertação de todos os reféns em um curto prazo e o início da retirada das tropas israelenses do território palestino — medidas que representariam, segundo ele, “os primeiros passos rumo a uma paz forte, duradoura e eterna”.

“Todas as partes serão tratadas com justiça. Este é um GRANDE dia para o mundo árabe, para Israel, para as nações vizinhas e para os Estados Unidos”, escreveu o presidente, celebrando o avanço diplomático e destacando o papel de mediação exercido por Catar, Egito e Turquia.

O acordo anunciado por Trump é visto como a fase inicial de um plano mais amplo para encerrar o conflito e estabilizar a região, após meses de confrontos e tensões políticas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre os prazos ou as próximas etapas do entendimento entre israelenses e o grupo Hamas.