
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) entrega à população de Pires do Rio a primeira sala de cinema pública do município, instalada no Museu Ferroviário. O espaço histórico, totalmente revitalizado, recebeu nova expografia e estrutura moderna para exibições cinematográficas.
A entrega está marcada para o dia 30 de outubro.
Com investimento de R$ 700 mil, as obras incluíram a recuperação completa do telhado e do piso, reparos na rede elétrica, revitalização da praça externa, além de pintura, melhorias na acessibilidade, climatização, e modernização do mobiliário.
“Estamos preservando um importante patrimônio histórico, mas também ampliando o acesso da população à cultura. Entregar esse cinema público em Pires do Rio é garantir que o interior goiano tenha o mesmo direito à fruição cultural que as grandes cidades”, afirma a titular da Secult, Yara Nunes.
A nova expografia, moderna e interativa, valoriza a experiência dos visitantes e amplia o acesso ao conhecimento.
“Criamos instalações contemporâneas, mas preservando aquele charme retrô das antigas estações ferroviárias. Também tivemos o cuidado de colocar conteúdos em texto, áudio e Libras nos painéis, garantindo acessibilidade a todos os públicos”, explica Yara.
Cinema público de Pires do Rio

Com a reforma, o antigo auditório foi transformado em Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio. A nova sala de cinema terá curadoria do Cine Cultura e, inicialmente, vai exibir filmes gratuitamente, a cada 15 dias, sempre aos finais de semana.
Nos outros dias, o local estará disponível para a comunidade piresina utilizar em palestras, atividades formativas e eventos culturais.
A obra também reforça a democratização da cultura no interior goiano e atende uma das metas do Plano Estadual de Cultura (PEC), que foi sancionado em 2023 e estabelece as políticas públicas do setor em Goiás.
Entre as principais metas do PEC está a implantação de cinemas ou cineclubes nos municípios goianos. Na atual gestão, o Governo de Goiás já revitalizou o Cine Cultura, em Goiânia, e transformou o Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, em um cinema com estrutura completa.
Sessão especial marca reinauguração do Cine Cultura
Cine Teatro São Joaquim é reconhecido como um dos melhores do Brasil
Com a criação do Cine Ferroviário, a Secult amplia o acesso à sétima arte para os moradores de Pires do Rio e das comunidades da região, que não precisarão se deslocar a outros municípios para assistir a filmes.
“O cinema não pode ser um privilégio de poucos. É uma ferramenta de educação, memória, identidade e lazer. E o Governo de Goiás está comprometido em garantir que todos os goianos tenham acesso a isso, independente de onde vivam”, destaca a secretária de Cultura.
Espaço de memória
Localizado no coração de Pires do Rio, a 145 km de Goiânia, o Museu Ferroviário é um dos mais importantes espaços culturais do estado dedicados à preservação da memória ferroviária goiana.
Seu acervo reúne locomotivas a vapor, balanças, máquinas, picotadores de passagens dos séculos XIX e XX e diversos objetos que pertenceram aos ferroviários que fizeram parte da história da Estrada de Ferro Goyaz. Além da exposição permanente, o museu conta com biblioteca e, agora, com o auditório/cinema reformado.
O post Pires do Rio terá cinema público apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora