
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Rio Verde – 8ª DRP, deflagrou, nesta terça-feira (7), a Operação Agrofraude, visando desarticular uma associação criminosa especializada na prática de estelionato qualificado pela fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
As investigações tiveram início após diversas denúncias de vítimas lesadas por meio do golpe do “falso intermediário” aplicado na comercialização de grãos de milho.
O esquema consistia em os criminosos se passarem por compradores legítimos junto a corretores de grãos, obtendo informações reais sobre produtos disponíveis em fazendas, como fotos, vídeos, qualidade e quantidade. De posse dos dados, apresentavam-se como vendedores a outros corretores e compradores, concretizando negócios fraudulentos.
Intermediário de grãos
A prática criminosa já vitimou mais de 10 pessoas apenas no município de Rio Verde/GO, causando prejuízo estimado em R$ 1 milhão. Durante a investigação, foi possível identificar mais de 41 indivíduos envolvidos diretamente no esquema, que movimentaram valores superiores a R$ 120 milhões ao longo de cinco anos de atuação. As movimentações financeiras mostraram-se totalmente incompatíveis com a renda declarada pelos investigados.
Foram expedidos 41 mandados de prisão temporária e 46 de busca e apreensão domiciliar, além de medidas de sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias. A operação ocorreu de forma simultânea nas cidades de Cuiabá/MT; Várzea Grande/MT; Brasília/DF; Paraguaçu Paulista/SP; Cascavel/PR; Joinvile/SC; Portão/RS; Manaus/AM; Rio Branco/AC; São Gonçalo do Piauí/PI, mobilizando diversas unidades da Polícia Civil.
Os indivíduos responderão por estelionato qualificado pela fraude eletrônica (Art. 171, §2º-A do Código Penal), associação criminosa (Art. 288 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).
O post Ação em 9 estados atua contra golpe do falso intermediário de grãos apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora